quinta-feira, 24 de setembro de 2020

ATÉ QUE FICOU BOM


Viver é Perigoso

SOB A LUZ DE VELAS

 


" A consciência é aquela voz interior que nos adverte de que alguém pode estar olhando"

H.L.Mencken

Viver é Perigoso

A GRANDE GRIPE

Leitura pesada e assustadora. "A Grande Gripe" - John M. Barry - Editora Intrínseca. 605 páginas. Verdade: As lições de 1918 não poderiam ser mais atuais (Newsweek).

Obra de referência sobre a gripe espanhola, premiada pela Academia de Ciência dos Estados Unidos e best-seller internacional.

John M. Barry, narra a história do surto que começou em uma unidade militar do Kansas - EUA, viajou para a Europa durante a Primeira Guerra Mundial levado pelas tropas americanas e de lá se espalhou, transformando-se numa epidemia global.

O escritor termina recomendando, já se referindo a outras gripes que vieram depois: 

" O monitoramento contínuo do vírus é absolutamente necessário. Pode-se dizer que os problemas gerados por uma pandemia são imensos, mas o maior deles está na relação entre governos e a verdade. Parte dessa relação requer líderes políticos que entendam a verdade - e consigam lidar com ela. 

Seja como for - um governante vê determinada vantagem e conscientemente toma uma medida no mínimo improdutiva, outro age com incompetência ou guiado pelo medo - o fator humano, aquele que define a liderança política, é a fraqueza de todo e qualquer plano de ação. 

Se existe uma lição deixada pelo episódio de 1918 é que os governos precisam falar a verdade durante uma crise e "comunicação de risco" implica em gerenciá-la. 

Mas verdade não se gerencia: se conta. 

A sociedade não pode funcionar com cada um cuidando de si. Por definição, nenhuma civilização sobrevive assim. Quem está no poder deve confiar no povo. Não deve distorcer nada, nem enfeitar ou tentar manipular pessoas. Um líder deve tornar real qualquer terror. Só assim as pessoas serão capazes de enfrentá-lo. "

Viver é Perigoso

ISSO SÃO OUTROS 600


A aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro atingiu em setembro o maior índice desde o início do mandato. É o que mostra a pesquisa de divulgada nesta quinta-feira pelo Ibope. 
A taxa passou de 29% em dezembro do ano passado (menor avaliação desde janeiro de 2019) e chegou aos 40% neste mês. Os que consideram o governo ruim ou péssimo somam 29% dos entrevistados. Em dezembro, eram 38%. Já os que classificam o governo como regular continuam a representar cerca de um terço da população: 29%.

O Globo

Viver é Perigoso

ESQUERDA = DIREITA


Todos sabem que a revista CartaCapital é marcada por uma linha editorial assumidamente alinhada à esquerda política. Até aí tudo bem.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) pagou em 2019, R$ 600,5 mil por 1.472 assinaturas da CartaCapital para serem distribuídas pela bibliotecas de escolas públicas, sob o argumento que iria contribuir para a formação dos estudantes.

Agora em agosto, mesmo sem previsão de retomada das aulas, o governo do Maranhão assinou a renovação das 1.472 assinaturas por mais um ano, desta vez, por R$ 671,8 mil.

O contrato foi atacado pela oposição e o contrato foi cancelado. A Secretaria Estadual de Educação com a justificativa que a pandemia ainda mantém os professores e alunos longe das escolas.

Blog: Ainda Bem.

Viver é Perigoso

AGORA VAI !

 

Viver é Perigoso