segunda-feira, 29 de junho de 2020

BONS TEMPOS - FILMAÇO




A Ponte do Rio Kwai - Filmaço de 1957 dirigido por David Lean, com William Holden e Alec Guinness.

No Oscar de 1958, venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor ator (Alec Guinness), Melhor Fotografia (Jack Hildyard), Melhor Edição (Peter Taylor), Melhor Roteiro Adaptado (Michael Wilson, Carl Foreman e Pierre Boulle) e Melhor Trilha Sonora. (Malcolm Arnold).

Curiosidade:

Os autores do roteiro, Carl Foreman e Michael Wilson, estavam na "lista negra" de Hollywood, acusados de pertencer a organizações comunistas, pelo que tiveram de trabalhar secretamente, e sua contribuição não foi credenciada na primeira versão. Por essa razão, o prêmio Oscar ao melhor roteiro adaptado foi concedido unicamente a Pierre Boulle, autor do romance original, que nem sequer sabia inglês. 
Em 1984, a Academia concedeu um prêmio póstumo aos dois roteiristas.

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

Menina de Guaratinguetá 
Uma da Moças de Guaratinguetá - Ayola Garcia, filha do artista palhaço Piolin - Obra inconfundível do Di Cavalcanti (1929) 

Viver é Perigoso

OUTROS TEMPOS


Itajubá já teve uma presença forte na indústria da tecelagem. Além da Codorna, na Boa Vista, teve a fábrica de morim (um pano leve e fino de algodão) , no Bairro da Varginha . O atuante sindicato dos tecelões teve sede própria no Bairro do Estádio. O famoso Stift.

Presença constante, no início dos anos 60 na cidade, do Deputado Sinval Bambirra, do PTB e apoiador do destituído em 1964, presidente João Goulart .

Com a revolução, aconteceu na terrinha uma caça as bruxas. Dirigentes do Sindicato foram presos e alguns, inclusive torturados.

Sinval Bambirra, nascido em 1933 em Betim, foi tecelão, presidente de sindicato e da Federação dos Tecelões em Minas Gerais.

Foi eleito deputado em 1962 e cassado pelo golpe militar. Perdeu o seu mandato no dia 8 de abril de 1964. 

Foi preso, julgado e condenado a 17 anos de prisão. Ficou na cadeia por 15 meses e por força de um habeas corpus, obteve liberdade provisória, mas foi alertado de que, em pouco tempo, seria preso novamente. O ex-deputado já se encontrava muito debilitado, a essa altura já havia perdido a audição. Viveu três meses na clandestinidade.

Por interferência do então deputado federal José Aparecido de Oliveira, conseguiu asilo político junto a embaixada mexicana e saiu do País em 31 de dezembro de 1965, com a sua esposa Maria Auxiliadora. Do México, a família seguiu para a Alemanha Oriental. 

Viveram por 15 anos fora do Brasil.

Retornando ao Brasil após a anistia, dedicou-se a reconstruir o trabalhismo, apoiando Leonel Brizola.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais, aprovou em 1994, o projeto de lei de autoria do então governador Hélio Garcia, concedendo pensão especial a Bambirra, acontecendo a restituição simbólica do seu mandato.  A Assembleia reconheceu por meio da Lei 11.732, que a cassação do mandato do parlamentar teve motivação exclusivamente política e ideológica.

De alguma forma, ele pôde vivenciar o seu desejo de justiça antes de vir a falecer, o que aconteceu dois anos depois, em 2003".

Viver é Perigoso

O QUE VEM A SER GOVERNO AUTORITÁRIO ?


Elimina todos os Conselhos. Não concede entrevistas e tão pouco permite que assessores diretos concedam entrevistas sem perguntas pré-aprovadas. Não dá satisfação complementares sobre custos e andamentos de obras e eventos. Com agrado e atenção especial do seus secretariado, tem sob controle a maioria votos no legislativo. Cerca-se de parceiros fiéis. Persegue com assessoria poderosa a vida de partidos e políticos adversários. Contesta, critica, persegue e asfixia aqueles que ousam questionar. Determina as prioridades sem ouvir ninguém. 

Tudo debaixo dos nossos olhos. 

Pensando bem...Bolsonaro é um santo.

Viver é Perigoso

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR ?


Deu hoje no site do "Itajubá Notícias" :

"Perguntado em entrevista na manhã desta segunda-feira (29/6) uma rádio local sobre qual a área seu governo mais investiu nesses quase oito meses (deve ser anos) de mandato, Rodrigo afirma que foi a saúde, com investimentos de aproximadamente R$ 100 milhões "

Entende-se, uma vez que o dinheiro nos seus governos, vindos do governo federal, passa pela prefeitura. Claro que pagamentos por serviços prestados não são considerados investimentos.

Mas, por curiosidade:

Qual foi o montante destinado (pagamentos não vale) para a nossa centenária Santa Casa de Misericórdia ? 

Viver é Perigoso

DURMA-SE COM UM BARULHO DESSES


O governador Ibaneis Rocha anunciou nesta segunda-feira (29/06) o calendário com a previsão da retomada dos serviços que ainda não obtiveram permissão para voltar a funcionar no Distrito Federal.

A depender do controle gráfico das infecções pelo novo coronavírus, salões de beleza e academias já poderão reabrir com restrições a partir do próximo dia 07 de julho (terça-feira).

Ainda segundo o titular do Palácio do Buriti, no dia 15 de julho (quarta-feira), será a vez de bares e restaurantes colocarem em prática o protocolo de segurança para voltarem a funcionar no Distrito Federal.

Complementando:

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decretou na manhã desta segunda-feira (29/06), estado de calamidade pública, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Viver é Perigoso

NOSSA ESCOLA



Ouvido no escritório de uma grande empresa em 1974

- Hum...formado na Escola Federal de Engenharia de Itajubá. E que mais ?

- E precisa ?

- Desculpe. Claro que não. Está completo.

Viver é Perigoso

CURRICULUM VITAE



Carlos Alberto Decotelli Silva , bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidade de Rosário, Argentina e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha”, ex-ministro da educação do governo Jair Bolsonaro.

Ex - ministro ? Poderá comprovar essa informação no futuro ?

Viver é Perigoso

JAIRZINHO PAZ & AMOR

Viver é Perigoso