quinta-feira, 25 de junho de 2020

MOMENTOS MÁGICOS



Viver é Perigoso

SOB A LUZ DE VELAS


"Vivemos tempos sombrios, onde as piores pessoas perderam o medo e as melhores perderam a esperança”

Hannah Arendt

Viver é Perigoso

E NÓS NESSA ?


Deu no G1:

O prefeito de Santa Rita do Sapucaí , Wander Wilson Chaves, anunciou hoje (25) que irá fazer a testagem de 1 mil pessoas na cidade após a primeira morte por Covid-19 no município. De acordo com o chefe da administração municipal, outras medidas serão tomadas na cidade e estarão em novo decreto que deve ser publicado nesta sexta-feira (26) pela prefeitura.

Ainda segundo o prefeito, o investimento para a testagem será de R$ 300 mil. A ideia desta ação, assim como ele explicou, será verificar a situação do novo coronavírus no município como um todo, pois o vírus não está fixado em uma só região da cidade.

"Estamos em um momento ascendente do vírus no Estado e no Sul de MG e queremos uma visão mais segura do que está acontecendo. Temos 21 testados positivos na cidade, são 21 pessoas espalhadas pelos bairros. Não tem nenhum bairro específico que tem um foco. Está espalhado e por isso decidimos fazer a testagem, que não é em massa, mas vamos saber como está a situação do município. A partir daí, outras ações podem ser tomadas”.

Ele ressaltou que a situação vivida em Santa Rita do Sapucaí é boa em comparação a outras cidades do Sul de Minas, mas que é algo que já “preocupa muito”.

Viver é Perigoso

JUÍZO MOÇADA


Verdade. Basta uma pessoa ser cogitada e mencionada para ocupar um cargo público federal para ter a sua vida escafrunchada de cabo a rabo. 
Ocorrências positivas são desconsideradas. 
Agora, uma pisadinha de bola, uma ligeira queda na malha fina, uma fotografia  mal acompanhado, de imediato é submetido a um potente amplificador. 
Como dizia um antigo compositor baiano, "de perto, ninguém é normal". 
Imagine se seu nome for citado para ocupar um ministério ?  
Calma. Isso ninguém irá lembrar. Trata-se de coisa muito pessoal.
Mas, ninguém escapará de providenciar uma boa deletada nas publicações, curtidas e comentários feitos nas redes sociais. Inevitável.
Lembrem-se da declaração do Fernando Henrique quando assumiu a presidência: "esqueçam de tudo que escrevi".
Sem ser abelhudo: Você está limpo ?

Viver é Perigoso   

MOVIMENTOS DE RUA


Com os devidos reparos, as três situações vividas, em épocas e condições diferentes, me passaram pela memória.

Em 1968, assistindo de longe uma passeata estudantil contra a ditadura, na Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro, aconteceu uma delas. Uma correria, uma situação de pânico e um barulho inesquecivelmente amedrontador. Uma carga da cavalaria no asfalto. Terrível. Fui parar dentro da Igreja Candelária.

Em 1974, já formado e trabalhando no centro de São Paulo, solidário e curioso, assistia a uma manifestação dos estudantes de direito da Faculdade do Largo de São Francisco. De repente, surgido do nada, sob o comando pessoal do Coronel Erasmo Dias, a tropa de choque dispara bombas de efeito moral sobre os manifestantes. De paletó e gravata, correndo, fui me refugiar na Loja do Mappin.

Hoje aconteceu o terceiro episódio, tão aterrorizador como os anteriores. Foi num Supermercado, na Boa Vista, é claro. Mais precisamente na Avenida Capitão Gomes. Também do nada, uma senhora desferiu um espirro gigantesco, expulsando para longe a sua máscara estampada de vermelho. Correria geral, acontecendo inclusive, alguns abandonos das posições de funcionárias dos caixas de recebimento. A cliente espirrante foi imediatamente cercada por jatos de álcool 70. Refugiei-me dentro do carro.

Cada tempo com o seu perigo.

Viver é Perigoso    

AGORA VAI...


O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje (25) a nomeação do economista e professor Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de ministro da Educação.

Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO


"E assim prosseguimos, botes contra a corrente, impelidos incessantemente para o passado."

F. Scott Fitzgerald - (última frase do "Grand Gatsby) 

Penso que quase todo mundo já leu um dos livros escritos pelo Scott Fitzgerald ou assistiu a um filme baseado em um deles. Não são muitos.

Este lado do Paraíso - 1920

Seis contos da era do jazz - 1922

Belos e malditos - 1922

O grande Gatsby - 1925

Suave é a noite - 1934

*O último magnata - 1940 

* Lançado em 1941 - após a sua tomada de barco em 1940, com apenas 44 anos de idade.

Impossível não falar de Fitzgerald, sem falar da sua mulher, Zelda. Uma vida turbulenta que terminou num incêndio no hospital psiquiátrico onde ela estava internada (em 1948 e com 48 anos de idade). A vida do casal foi um romance (trágico).

Zelda era chamada pelo marido de "a primeira melindrosa americana". Ela foi romancista, contista, poetisa, dançarina, pintora e socialite norte-americana.

O casal teve uma filha. Frances Scott Fitzgerald - (1921/1986)

Viveram intensamente em Paris.

Leitura e/ou releitura obrigatórias.

Viver é Perigoso

MOÇAS BONITAS

Irmãs Gigi e Bella Hadid
Viver é Perigoso

GURU EM PERIGO


Tudo bem (ou mal) que o entorno do Bolsonaro anda oferecendo muita preocupação. Não essa história de pandemia, coisa de pequena monta e tão pouco as encrencas de fake news e Queiroz.

O que anda tirando o sono e promovendo o silêncio do Capitão, vem a ser a ampliação da vantagem do democrata Joe Biden sobre o seu Guru-Mor e "grande amigo", Donald Trump, nas pesquisas com vistas as eleições americanas. (50 a 36%).

Caso aconteça a vitória democrata, cogita-se o nome do humorista e advogado, presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para atuar como novo influenciador do Capitão.

Viver é Perigoso

ENQUANTO ISSO...

Viver é Perigoso