terça-feira, 2 de junho de 2020

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO


A primeira Carmen que conheci foi a minha tia, irmã da minha mãe. Foi a primeira perda definitiva que me lembro. Tia Carmen tomou o barco muito moça, deixando quatro crianças que foram criados pela sua irmã mais velha, Tia Guiomar. Marcou.

Claro que me lembro bem da Carmen Miranda. A portuguesa mais brasileira que existiu. Lembro-me bem da comoção nacional que aconteceu quando do seu falecimento aos 46 anos de idade. Eu já tinha quase oito.

Lembro-me da Carmen, uma moça bonita que vivia lá pelas bandas do mercado.

Hoje conheço e admiro a Dra. Carmen Chiaradia.

O nome Carmen sempre me impressionou. 

Há séculos, tanto ler e ouvir falar da ópera Carmen, talvez a mais popular de todos os tempos, do compositor francês Georges Bizet (estreou em Paris em 1875) - que canta e conta a vida de Carmen, cigana e mulher fatal (imagino que todos já conhecem o final), passei a procurar o romance original escrito pelo francês Prosper Mérimée em 1845.

Ganhei no Natal de 2016, da Rachel Riera, o livro Carmen - com 18 contos do Prosper Mérimée. Carmen é um dos 18 e de enorme intensidade, apesar de tomar tão somente 49 páginas de um livro de 536. Importante: a tradução do livro foi feita nada mais e nada menos, do que pelo Mario Quintana. (editora clássicos Zahar) . Uma boa releitura de quarentena.

Em tempo, Mérimée viveu de 1803 a 1870. 

Viver é Perigoso

CAPA DA TIME

Viver é Perigoso

POIS É...


O Democratas (DEM) formalizou, nesta segunda-feira, 2, a expulsão da ativista de extrema direita Sara Fernanda Giromini, que prefere ser chamada de Sara Winter, do quadro do partido. 

O que surpreende não é a expulsão da moça, mas ela ser filiada ao DEM, que é um partido conservador, mas nem tanto.

Viver é Perigoso

ASSUSTADOR !


Nasa divulga imagem de célula humana sendo atacada pelo novo coronavírus.

Agência espacial americana usou seu site de imagens astronômicas para destacar o Sars-CoV-2, que causa a pandemia da Covid-19.

Viver é Perigoso

ANONYMOUS


A guerra nas redes apenas começou. O pessoal da direita, até então, vinha deitando e rolando com a distribuição de insultos aos inimigos (quem pensa diferente).

Do nada, surgiu um adversário de peso e com muito mais experiência na área. Os famosos Anonymous. 

Agora aguentem. Os compartilhadores habituais no facebook, que se cuidem.

Hoje, a "Veja" informa que os hackers Anonymous tentaram usar nome, CPF, data do nascimento e nome da mãe do empresário Luciano Hang - Dona da Havan, para cadastrá-lo na lista de beneficiários do “coronavoucher”. 

Mas, na hora de preencher os dados, o sistema da Caixa informou que Hang já estava cadastrado - e recebeu a primeira parcela de R$ 600.

Viver é Perigoso

FALHA DE SAN ANDREAS - BOA VISTA



Resultado da movimentação de duas placas tectônicas, San Andreas é uma das mais famosas falhas do planeta e traz instabilidade sísmica à Califórnia, que nos últimos dez dias registrou mais de 100 tremores na região sul - entre eles um terremoto de magnitude 7,1, o maior em 20 anos na área.

Cada vez que a Califórnia registra um terremoto, uma pergunta volta a ser feita: será que estamos mais perto do The Big One. ?

Trata-se do esperado megaterremoto potencialmente devastador que, em algum momento, pode atingir o oeste americano a partir de uma gigantesca e famosa rachadura chamada falha de San Andreas -

Pois bem, forte desconfiança que um ramal da "falha de San Andreas" passa pela Boa Vista. Ou melhor, a Boa Vista foi construída sobre uma ramal da "falha de San Andreas".

Estimulados pela quarentena, um morador deu de querer fazer bolo e pudim, seguindo receitas obtidas na internet.

Tudo bem, seguindo religiosamente as orientações possíveis. Impressionante é que os professores sempre pulam alguma coisa.

A produção segue nos conformes até a bendita hora de desenformar.   

Acontece um ligeiro tremor de terra. Abalo estimado em 7,5 na Escala Richter.

Daí, até que o musse ficou gostoso.

Viver é Perigoso 

QUEM ? EU DO CENTRÃO ?


Na política do Brasil, Centrão refere-se a um conjunto de partidos políticos que não possuem uma orientação ideológica específica e tem como objetivo assegurar uma proximidade ao poder executivo de modo que este lhes garanta vantagens e lhes permita distribuir privilégios por meio de redes clientelistas. (wikipédia)

Entre esses partidos, estão PP (40 deputados), PL (39), Republicanos (31), Solidariedade (14) e PTB (12). O PSD (36), o MDB (34) e o DEM (28) também costumam estar alinhados com o grupo, assim como partidos menores, incluindo PROS (10), PSC (9), Avante (7) e Patriota (6).

Quando se toca no assunto "centrão", aqui na terrinha, todos se fingem de mortos. Para se ter uma ideia, os deputados mais votados por estas bandas são de partidos do "centrão".

O prefeito, vice-prefeito, a maioria dos vereadores e até candidatos em movimentação, são filiados a esses partidos.

Não que políticos não possam pensar diferente e terem posicionamento contrário a loteamento de cargos. Mas dificilmente veremos alguns deles se manifestar a respeito.

O espaço do "viver é perigoso" está aberto para publicar posicionamentos no "CARTA QUE RECEBI".

Viver é Perigoso 

LOTEAMENTO - VENDE-SE


O presidente Bolsonaro e seus militares do Planalto seguem céleres nas nomeações de indicados pelo Centrão. Cargos com orçamento gordo, é claro.

Dessa vez, não para conseguir apoio para aprovação de projetos no Congresso, mas sim, tudo indica, para proteção do presidente e familiares. Sabe-se se surge uma proposta de impeachment.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) comanda o PP (Progressistas), partido do centrão que também participou do acordo de distribuição de recursos do mensalão. A legenda foi denunciada como pessoa física na Operação Lava Jato. 
Bolsonaro foi filiado ao PP de 2005 a 2016. 
Nogueira já foi alvo de ao menos duas operações da PF (Polícia Federal) e é réu no STF desde 2019, sob acusação de organização criminosa. Em fevereiro deste ano, foi denunciado por supostos de crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro — ele nega todas as acusações. 
O cacique do PP emplacou Marcelo Lopes da Ponte, seu ex-chefe de gabinete, na presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia ligada ao Ministério da Educação que, em 2019, administrou orçamento de aproximadamente R$ 50 bilhões.

Valdemar Costa Neto chegou a ser preso, em 2012, após ser condenado pelo esquema do mensalão. Cacique do PL (Partido Liberal), nome pelo qual atende agora o PR (Partido da República), o ex-deputado federal indicou o novo presidente do Banco do Nordeste, Alexandre Borges Cabral. O político também conseguiu uma diretoria no FNDE e emplacou um aliado na diretoria-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Na semana passada, a deputada Soraya Santos, do PL de Valdemar Costa Neto, conseguiu emplacar uma afilhada na Ancine, mais especificamente na chefia do escritório da agência em Brasília. Para o cargo, foi nomeada Gerfania do Socorro.

Roberto Jefferson O presidente nacional do PTB, sigla a que Bolsonaro foi filiado de 2003 a 2005, denunciou o esquema do mensalão, que se tornou um escândalo durante o governo Lula. Jefferson foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e teve seu mandato como deputado federal cassado em 2005. Jefferson deve estar aguardando nomeações de indicados. Por enquanto, nada.

Viver é Perigoso