domingo, 23 de fevereiro de 2020

SOB A LUZ DE VELAS


"Um amor, uma carreira, uma revolução: outras tantas coisas que se começam sem saber como acabarão."

Jean - Paul Sartre

Viver é Perigoso

TIRANDO O CHAPÉU


Usual os políticos brasileiros com problemas de saúde se dirijam ou sejam imediatamente transferidos para o Sírio-Libanês ou Einstein, em São Paulo.

Registros de louvor ao Hospitais de Sobral e de Fortaleza pela perícia (no bom sentido) no atendimento do Senador Cid Gomes, atingido por dois tiros de calibre .40, numa tentativa de invasão de um quartel da polícia à bordo de uma retroescavadeira..

A guiza de curiosidade, o calibre foi desenvolvido especialmente para o FBI, se tornando o preferido das polícias brasileiras.

O senador foi submetido a exame de raio-x que confirmou a existência de duas balas alojadas em seu corpo, uma ao lado da costela e outro no pulmão esquerdo, assim como 1 fragmento de projétil.


Ocorreu trauma torácico que ocasionou a perfuração do hemotórax esquerdo (quando há derrame de sangue na cavidade pleural), lesão pulmonar e pneumotórax hipertensivo.

Em quatro dias o Senador, muito bem atendido, já teve alta e recuperado, repousa em sua residência, onde seguirá realizando fisioterapia respiratória e uso de antibióticos para restabelecimento da função pulmonar. Foi registrado pela assessoria do senador, que as balas e o fragmento do projétil não foram retirados.

Ainda sobre o posicionamento de Ciro Gomes sobre greves, chamou atenção o seu pronunciamento feito em 2011 contra professores grevistas no Ceará:

"Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado. Eles pagam mais? Não. O corporativismo é uma praga no meu ponto de vista".

Viver é Perigoso

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

Peggy Guggenheim -  1968 
Viver é Perigoso

EM POUSO ALEGRE


Em Pouso Alegre, o túmulo onde está sepultada dona Maria Salomé é um dos mais visitados. A mulher, que muitos dizem que era uma cigana, faleceu em 7 de fevereiro de 1953. O jazigo dela recebe velas, flores, bijuterias como brincos, colares, pulseiras; levam também maquiagens e até vinhos. Tem gente que escreve bilhetes fazendo pedidos ou agradecendo algo alcançado.

Outro ponto de visitação é o jazigo do Dr. Coutinho. José Antônio Garcia Coutinho era chamado de médico dos pobres em Pouso Alegre, devido à sua caridade em atender a todos. Centenas de pessoas dizem receber graças por intercessão.

Blog: Bom ir conhecendo mais de Pouso Alegre.

Viver é Perigoso


PODE CRER


Em termos de despejar insultos, ofensas, palavrório baixo, tanto os Bolsonaros, quanto alguns deputados petistas, Zé Abreu, e inclusive o Lula, estariam aptos apenas para disputar o campeonato brasileiro. O único representante da categoria com plenas condições de disputar e ganhar uma Champions League seria, disparadamente, o Ciro Gomes.

Viver é Perigoso

MÃO DE OBRA SOBRANDO


A Índia enviou drones para pulverizar os gafanhotos no céu. Uganda tentou exterminá-los por terra, usando 2 mil soldados para borrifar pesticida. A China fez diferente: enviou um "exército" de 100 mil patos para combater a nuvem de 400 bilhões de gafanhotos que se aproximam do país, informou na última quarta-feira 919), a emissora estatal CGTN.

Os insetos se aproximam da China por meio da fronteira com o Paquistão.

Blog: Patos é o que temos sobrando neste País. No momento, estão quase todos se "alegrando" com o carnaval.

Viver é Perigoso

ESTOU SÓ DE PASSAGEM


Mineiro adoece longe de sua terra. Adoece de saudade. De fatal saudade. 

Vai se sentindo esquisito, estranho, isolado quando é condicionado a morar em outro Estado. 

Sente falta da rua que ele passou a infância, do bairro cujas saídas ele memorizou, da cor do céu, das nuvens, das frutas e, em especial, do jeito afetuoso e protetor das pessoas. 

Até aguenta ficar um tempo afastado, para um trabalho, um curso, um romance, desde que seja com uma duração planejada e previsível. Nunca se desfaz de suas bagagens por dentro.

O maior patrimônio do mineiro é a família. Sem ela por perto, ele se desorienta. Nem cartas remediam, nem Face-Time diminui a angústia, nem telefonemas consertam a alma. 

Não é uma gripe, é saudade de doer o peito e encolher os ombros, de exigir uma cadeira para sentar tamanho o aperto no coração. Ele não anda fora dos trilhos de seu lar

Ao viajar, o mineiro ficará feliz ao comprar a passagem de volta. Só com a data garantida de retorno será capaz de aproveitar a estada. Não consegue permanecer muito tempo longe de casa. 

(Extraído de crônica do Fabrício Carpinejar)

Viver é Perigoso

O PESO DA FARDA



Levantamento feito a pedido do Painel (Folha) pelo economista Cláudio Hamilton Matos dos Santos, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), mostra que Minas Gerais, é o estado que mais gasta, proporcionalmente, com o pagamento de salários e aposentadorias a militares (policiais e bombeiros) no país. A despesa representa 20,9% da receita corrente líquida. 

O número é de 2019 e 2018, anterior ao reajuste proposto por Zema às forças de segurança, de 41,7%, dividido pelos próximos quatro anos.

Viver é Perigoso