Translate

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

GRÃO DE AREIA


São 300 milhões de mundos como a Terra, espalhados pela nossa galáxia, a Via Láctea. Já imaginaram? 

De cada duas estrelas semelhantes ao Sol, uma abrigaria um planeta como o nosso. Esse é o número encontrado por uma equipe de astrônomos liderada por Steve Bryson, da Nasa. 

Para chegar nesse número, os cientistas se debruçaram sobre uma enorme quantidade de dados disponíveis de alguns observatórios espaciais. 

Na verdade, a própria equipe afirma que esse é um valor conservador, e em condições mais favoráveis o número final poderia estar na casa dos bilhões.

Até hoje, a única visita tripulada fora da Terra foi à Lua. Que fica aqui do lado, a meros 380 mil quilômetros. O próximo passo seria Marte, que fica a cerca de 200 milhões de quilômetros de distância, mas isso já exige muito mais planejamento. E embora alguns bilionários afirmem o contrário, será difícil chegar lá nos próximos 10 anos. 

As estrelas mais próximas, por outro lado, ficam a vários anos-luz de distância. Quer dizer, a  dezenas de trilhões de quilômetros. Não existe tecnologia concebível na Terra capaz de levar humanos tão longe.

Mesmo se houver bilhões de planetas como a Terra por aí, não seremos nós, nossos filhos ou mesmo nossos netos a visitá-los.

Uol

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: