Translate

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

ESTAS VERDADES - PESQUISA DE OPINIÃO


A pesquisa política é o casamento do jornalismo com a ciência social, disse George Gallup, em uma reunião realizada  em 1932, quando era professor de jornalismo na Northwestern e sua sogra, Ola Babcock Miller foi candidata a vice-governadora de Iowa.

Gallup decidiu aplicar suas ideias sobre como medir o interesse dos leitores (jornal) para estimar as chances de sua candidatura.

Em 1935, fundou a empresa Instituto Americano de Opinião Pública e estabeleceu sua sede em Princeton, New Jersey.

O método de Gallup consistia em pesquisar a opinião pública aplicando questionários a uma amostra da população cuidadosamente selecionada para servir como uma representação do todo. Ele dizia que aquilo era como "medir o pulso da democracia".

Gallup queria que a pesquisa de opinião pública se tornasse uma ferramenta para um governo democrático, uma ferramenta projetada para fazer o exato oposto do que uma propaganda política fazia. A propaganda política era o negócio de controlar as opiniões da massas. A pesquisa de opinião pública era o negócio de descobrir as opiniões da massa. Os chefes de campanha dizem aos eleitores o que eles devem pensar; os pesquisadores perguntam o que eles pensam.

O presidente Roosevelt aproximou-se de Gallup e as pesquisas de opinião entraram na Casa Branca. E lá permaneceram.

Em tempo, George Gallup nasceu em 1901, tendo tomado o barco em 1984.

Dados Estas Verdades - Jill Lepore

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: