Translate

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

O QUE FIZERAM COM A VENEZUELA


Quem ? Chaves, Maduro, Cuba, Lula, Dilma e demais perturbados da esquerda vindos do Foro de São Paulo.

Hoje, lendo uma reportagem, confesso que parei na introdução e não li mais:

"Pela primeira vez em um século, não há equipamentos para a exploração de petróleo na Venezuela. Os poços que permitiam o acesso às maiores reservas do mundo foram abandonados ou deixados para queimar gases tóxicos com um clarão alaranjado sobre pequenas cidades. As refinarias que processavam o óleo para exportação não passam de montes de metal enferrujado, vazando petróleo que mancha de preto as praias e cobre a superfície do mar com um brilho oleoso.

O país que dez anos atrás era o maior produtor da América Latina, com uma receita de cerca de US$ 90 bilhões por ano com as exportações, no final deste ano, deverá faturar líquidos apenas US$ 2,3 bilhões - menos do que o montante agregado que os imigrantes venezuelanos enviarão para casa para sustentar suas famílias - Mais de 5 milhões de venezuelanos (um em cada seis), deixaram o país desde 2015 e vivem exilados no exterior.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Caso parecido com o do Iraque nos tempos de Saddam. Quando os americanos invadiram em março de 2003 em retaliação aos ataques de 11 de setembro de 2001 e com a justificativa falsa da existência de armas de destruição em massa. O governo Bush planejava após a dominação, reativar a indústria do petróleo e cobrir os enormes custos da guerra com a venda do óleo e derivados. Deu com os burros n'água. Depois de mais de 10 anos de embargo decretado pela ONU (por causa da invasão do Kuwait) a indústria Iraquiana estava sucateada e sem substituição de equipamentos e tecnologia. Lá no oriente a guerra e as loucuras expansionistas de um ditador. Na Venezuela a opção política de uns "eleitos" mantidos no poder por maganos de alta patente . Quem pagou e paga? o pobre povo dos 2 países.Observador da Cena