domingo, 18 de outubro de 2020

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO

 


Em 1911, o casal Sr. João Moreira Salles e a Dona Lucrécia, eram proprietários da Casa Ideal em Cambui.  Dona Lucrécia foi para Pouso Alegre, onde em 28/5/2012 nasceu o filho Walther Moreira Salles, que viveu com a avó até os 8 anos de idade.

João e Lucrécia foram diretos para Guaranésia negociar com café. De lá foram para Mococa, onde viveram até 2016. Passaram por Monte Santo e Catitó, aportando então, em 1918, em Poços de Caldas, a cidade mais influente da região. Walther chegou para morar com os pais em 1920.

João Moreira Salles, fundou a Casa Bancária Moreira Salles. Em 1936, já trabalhando com o pai, Walther, formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (Largo São Francisco).

Daí para frente ninguém o segurou. Diretor do Banco do Brasil, da Casa da Moeda, Embaixador do Brasil nos EUA por duas vezes, Ministro da Fazenda, fundou bancos, e se tornou acionista das grandes empresas brasileiras (Aracruz, Refinaria União, Mina de Ouro Velho, Bodoquena, Sotreq, . Presidente de honra do Unibanco. 

Na sua casa, na Rua Marquês de São Vicente, se hospedaram Henry Ford II, David e Nelson Rockfeller, Mick Jagger, Keith Richards, Cristina Onassis, François Cevert, Alain Delon e outros. 

Foi casado com a americana Helène Tourtois, filha do presidente da Coty, com Elizinha Moreira Salles (que tomou o barco antecipadamente por conta própria) e com a modelo Lucia Curia. Teve quatro filhos. Fernando (do primeiro casamento), Waltinho, João e Pedro.

Livro com detalhes das grandes negociações que aconteceram no País.

Walther Moreira Salles - O Banqueiro-Embaixador e a construção do Brasil - Luís Nassif - Cia Editora Nacional - 448 páginas

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: