Translate

terça-feira, 6 de outubro de 2020

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO


Leitura obrigatória para os observadores dos novos tempos. "Os Engenheiros do Caos" - Giuliano Da Empoli - Editora Vestígio.

Melhor transcrever a contracapa e dispensar explicações:

" Uma mentira pode dar volta ao mundo enquanto a verdade leva o mesmo tempo para calçar os sapatos" - Mark Twain

Aos olhos dos seus eleitores, as deficiências dos líderes populistas se transformam em qualidades, sua inexperiência demonstra que não pertencem ao círculo da "velha política", e sua incompetência é uma garantia de autoridade. As tensões que causam em nível internacional são vistas como mostras de independência, e as fake news marca inequívoca dê sua propaganda, evidencia sua liberdade de pensamento.

No mundo de Donald Trump, Boris Johnson, Matteo Salvini e Jair Bolsonaro, cada dia traz sua própria gafe, sua própria polêmica, seu próprio golpe brilhante. No entanto, por trás das manifestações desenfreadas do carnaval populista, está o trabalho árduo de ideólogos e, cada vez mais, de cientistas e especialistas do Big Data, sem os quais esses líderes nunca teriam chegado ao poder.

É o retrato desses engenheiros do caos que Giuliano Da Empoli nos apresenta, por meio de uma investigação ampla e contundente que vai muito além do caso Cambridge Analytica e remonta ao início dos anos 2000, quando o momento populista global, hoje em pleno curso, dava os seus primeiros passos na Itália.

O resultado é uma galeria de personagens variados, quase todos desconhecidos do público em geral, mas que vêm mudando as regras do jogo político e a face das nossas sociedades.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: