Translate

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

JUÍZO MOÇADA - PAUTA VERDE


Questão de Ordem. ESG - Environmental, Social and Corporate Governance.

As melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ou ESG, como são conhecidas pelo mercado) já são um assunto antigo das salas de reuniões de gestores e empresários, mas foi só há pouco mais de um ano que o tema virou parte do cotidiano no ambiente corporativo e de investimentos do Brasil.

O assunto é abrangente e se refere à avaliação de como companhias e investimentos impactam o meio ambiente e a sociedade, e sobre como esse impacto pode conduzir a riscos de negócio ou de investimentos.

Os critérios ESG - cuja função é fundamentar o processo de análise e seleção dos investimentos  são:

E – Environmental (Ambiental):

Como a empresa usa sua energia, descarta lixo, se emite gás carbônico e se contribui para mudanças climáticas, etc.

S – Social:

Direitos dos colaboradores, cuidados com a segurança no trabalho, diversidade no quadro de funcionários, relacionamento com a comunidade, etc.

G – Governance (Governança):

Sistema de políticas e práticas pelas quais as empresas são direcionadas e controladas, diversidade no conselho, metodologia de contabilidade, politica anticorrupção, etc.

Blog: Meio ambiente foi questão relegada a um plano inferior nessa Administração de oito anos que caminha para o apagar das luzes. Haja visto o descaso e mesmo a agressão que foi submetida a Várzea do Ribeirão Piranguçu. 
Firma-se a impressão que a Chapa da Situação para as próximas eleições, não deve pensar diferente. Os seus componentes já estavam no governo.
O assunto não pode ser deixado de lado nas discussões e projetos de governo.

Viver é Perigoso  

4 comentários:

Santiago disse...

Esta é uma das características da atual administração municipal que transformou Itajubá em local sem interesse para investimentos: o total descompromisso para com regras de boa governança. O ESG, só vem confirmar porque perdemos tanto e não ganhamos nada.

Anônimo disse...

Sociedade anestesiada sobre determinados temas.
Gostamos de obras.
Educação, saúde,empregos, ambiente, ah!

Anônimo disse...

viu a quantidade de queimadas? até a serra dos toledos. nos meus 30 anos nunca vi nada parecido. Descaso.

Anônimo disse...

Realmente descaso, culpa do BOZO, e la no usa culpa do Trump, ah ...vá