Translate

segunda-feira, 6 de julho de 2020

QUEM TEM MEDO DA TRANSPARÊNCIA


Alerta do Pedro Gama:

"A base do prefeito acabou de derrubar um requerimento para convocação da secretária municipal de saúde para prestar contas sobre os gastos envolvendo a pandemia na cidade.

A Câmara Municipal de Itajubá já havia convidado o então secretário Nilo Baracho para prestar contas em duas oportunidades, mas este se recusou a comparecer.

Novamente, a transparência foi deixada de lado. Por que tanto medo? Nós não temos o direito de saber como anda a SAÚDE na nossa cidade?

Votaram contra o requerimento os seguintes vereadores:

Mônica, Zé Maria Bão, Zé Pequeno, Sargento Pereira, Vladimir Bananeiro, Dr. Kener, Carlos Eduardo Molina, Wilson do Povo, e Renato Moraes. "

Blog: O prefeito de Itajubá teria informado hoje no seu programa semanal na sua emissora, que o repasse de R$ 3,2 milhões feito através de Emendas Parlamentares ( dinheiro do povo) para a PMI, que seria gasto no combate ao novo coronavírus. 
Sei não...

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Pandemia
Itajubá em 06/06 38 casos, em 06/07 109 casos aumento de 287%
Pouso Alegre em 05/06 133 casos em 06/07 394 casos aumento de 296%
Infelizmente nisso caminhamos juntos.
" Não há nada de tão desgraçado nesse mundo que não possa ficar pior".Schopenhauer

Anônimo disse...

RESPOSTA DO VEREADOR MOLINA:

CONVOCAÇÃO DA SECRETÁRIA DE SAÚDE

Recebi, na noite de 6/jul, após a 20a Sessão Ordinária da CMI, reunião em que o plenário rejeitou um requerimento de convocação da Secretária de Saúde para esclarecimentos sobre a COVID19, os seguintes questionamentos:

- Você foi contra a convocação da secretária? Por que? Gostaria... da explicação dos que foram contrários. Muito obrigada.

- Poderia nos explicar o motivo de ter votado contra o requerimento de convocação para prestação de contas pelo Secretário Municipal de Saúde?

- Molina, porque votar contra a Goreti ir na câmara explicar sobre a verba da saúde?

Bom... esse será o questionamento que vai se multiplicar da 3a feira, dia 7, em diante... Portanto, respondo:

(1) Os que votaram contra (grupo em que me incluo), votaram contra o requerimento e, por consequência, contra a convocação da Secretária. Mas, NÃO votaram contra a necessária prestação de contas que a Secretaria Municipal de Saúde deve ao povo Itajubense, em favor da transparência.

(2) A razão de votar contra é que já havia a garantia de que a Secretária Goretti estará presente em 2 momentos na Comissão Permanente de Saúde da CMI, nos dias 8 e 15 próximos, num total de 4h, para prestar os devidos esclarecimentos, e isso acontecerá no fórum adequado para esse fim, a Comissão temática relacionada a Saúde.

(3) Alguém poderá dizer (e dirá) que a reunião do dia 8 se trata de uma Audiência Pública para prestação de contas do último quadrimestre de 2019. FATO. No entanto, parte do tempo pode ser usado para os referidos esclarecimentos. Obviamente, se o tempo não for suficiente, ainda teremos a reunião do dia 15, com mais 2h.

(4) A reunião do dia 15 foi acordada com o Presidente da Comissão de Saúde, Vereador Kener, para tratar exclusivamente do tema Covid19, ações de enfrentamento, gastos realizados etc... 2h, 120min, exclusivamente pra isso!

(5) Pergunto: Será que 2h não é tempo suficiente para os esclarecimentos? Volto a dizer que, obviamente, se não for suficiente, pode-se até pensar na possibilidade de um novo convite... Mas, destaco outro ponto importante: o tempo é um recurso extremamente escasso, que não podemos nos dar ao luxo de roubar, justamente da Secretária de Saúde, e muito menos nesse momento de enfrentamento e crise.

(6) Por fim, gostaria que você, que me acompanhou até aqui, pensasse: qual é a motivação de quem está fazendo birra e dizendo que "tinha de ser por meio de convocação" e "a Secretária vir, livre e espontaneamente, em 2 reuniões, não serve pra gente"... Pense: qual seria a motivação?!

Pense nisso e, se possível, antes de tirar suas conclusões, acompanhe as 2 reuniões pelas redes sociais da Câmara, nos dias 8 e 15/jul, as 13h.

Grande abraço!!!

Vereador Prof Carlos Molina