sábado, 13 de junho de 2020

... E O VENTO LEVOU


Creio que todos nós, hoje membros do "Clube de Risco" já fomos envolvidos, de uma forma ou de outra, pelo título "...E o vento levou". Marcante a começar pelo nome "Gone with the wind". O livro foi escrito  pela romancista americana Margaret Mitchell (1900/1949). Dez anos para ser escrito e lançado em 1936.

Quem não se lembra do diálogo final :

 Scarlett - Oh, meu amor, se você for, o que vai ser de mim ?

Rhett - Minha cara, você me é indiferente.

O filme, com Vivian Leigh como Scarlett e Clark Gable como Rhett, foi lançado em 1939. No Brasil, em 1940.

Assisti o filme da década de 60 e fui ler o livro em 2004, na mesma ocasião em que ganhei o filme em DVD. 

Marcante no filme o desempenho da atriz afro-americana, Hattie McDaniel, que se tornou-se a primeira pessoa afro-americana a ganhar um Oscar (atriz coadjuvante).

Registre-se, que a atriz premiada, foi racialmente segregada de seus colegas na cerimônia de premiação ocorrida no Coconut Grove, dado que tinha sido definido que ela e seus convidados sentariam em uma mesa separada no fundo do salão.

Já na época do lançamento do filme, comentaristas afro-americanos criticaram o filme pela forma como as pessoas negras foram representadas e descreveram-no como "uma glorificação da escravidão".

Hoje, face o momento tumultuado quando se discute questões racistas, a HBO retirou (temporariamente) o filme de sua lista de exibição. 

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Zela,
O Sul dos EUA eram identicos ao Brasil.
A semelhança é mais forte no livro do que no filme.
Abs
H. Finm

Edson Riera disse...

H. FINM

O sul dos EUA sempre me fascinou. Pela história, pela cultura, principalmente pela música. Já estive por lá algumas vezes. Numa delas, rodeamos (Sonia e eu) por diversos Estados apreciando o modo de vida. Começamos por Atlanta e viemos parar em New Orleans, passando inclusive por Dallas. A raça negra sofreu muito lá, principalmente devido ao inverno rigoroso, diferente do Brasil calorento.

Abraço

Zela