segunda-feira, 29 de junho de 2020

BONS TEMPOS - FILMAÇO




A Ponte do Rio Kwai - Filmaço de 1957 dirigido por David Lean, com William Holden e Alec Guinness.

No Oscar de 1958, venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor ator (Alec Guinness), Melhor Fotografia (Jack Hildyard), Melhor Edição (Peter Taylor), Melhor Roteiro Adaptado (Michael Wilson, Carl Foreman e Pierre Boulle) e Melhor Trilha Sonora. (Malcolm Arnold).

Curiosidade:

Os autores do roteiro, Carl Foreman e Michael Wilson, estavam na "lista negra" de Hollywood, acusados de pertencer a organizações comunistas, pelo que tiveram de trabalhar secretamente, e sua contribuição não foi credenciada na primeira versão. Por essa razão, o prêmio Oscar ao melhor roteiro adaptado foi concedido unicamente a Pierre Boulle, autor do romance original, que nem sequer sabia inglês. 
Em 1984, a Academia concedeu um prêmio póstumo aos dois roteiristas.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente um filmaço que marcou uma geração. A trilha sonora era assoviada por transeuntes e temas das fanfarras daquela época. A cena final, provavelmente feita de helicóptero, com a ponte destruída ao fundo e os principais personagens mortos no rio é antológica. Anos grandiosos de Hollywood. Logo depois 1962 teria outro filmaço, Lawrence da Arábia. Peter o'Toole, Omar Sharif, Antony Quinn com o nariz aquilino para parecer beduíno e repetindo do elenco da Ponte Alec Guinness e Jack Hawkins. Bons tempos meu caro.