Translate

sábado, 25 de abril de 2020

RECORDAR É VIVER


Na véspera da última eleição municipal, mais precisamente no dia 29/9/2016, foi assinada uma Carta de Intenções entre a empresa Siva Power do Brasil Painéis Solares e a Administração Municipal, que produziria localmente, painéis solares.

Falaram num investimento de US$ 200 milhões, 
com 4 linhas de produção, sendo que a primeira delas funcionaria em 2019.  A empresa, de uma forma ou outra, seria ligada a Siva Power, americana situada na Califórnia.  

Uma comitiva local, na famosa visita a Costa Leste americana, parece que esteve visitando a empresa em Santa Clara.

No dia 30 de novembro do mesmo ano, deu no jornal de BH, Diário do Comércio, que o Governo de Minas, através do Indi - Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais esteve em missão, em meados daquele mês, na China atrás de
 investimentos para a cadeia regional de energia solar. 

A equipe do governo de Minas esteve em contato com representantes de três empresas chinesas da cadeia de energia solar, com quem negociou ao longo de 12 dias da missão. 

No mesmo dia 30, um Blog "pessimista" alertou e pediu atenção sobre os riscos da fuga do investimento na cidade. 

Hoje, (25/4) foi noticiado hoje no mesmo jornal: 

Em Belo Horizonte, entrará em sua segunda fase de operação, a Amerisolar Brasil, joint venture entre a Nova Renováveis e a chinesa Amerisolar, que, até então, apenas importava e comercializava equipamentos de energia solar, passará agora a produzi-los em território mineiro. Foi informado que a empresa será a maior produtora de equipamentos de energia solar do País.

A produção está prevista para ser iniciada no fim de junho e a previsão é de que cerca de 30 mil painéis sejam fabricados por mês, com previsão de faturamento de R$ 100 milhões apenas neste primeiro ano de atuação.

Concluindo, atrair investimentos é uma guerra. É preciso tirar lições e estudar as razões da inexistência de nenhum investimento industrial de porte, nos últimos 7,5 anos. 

Viver é Perigoso  

2 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem que hoje temos como prioridade o coronavirus, saude, o resto? Ah...fique em casa camarada😷

Anônimo disse...

Aluas CADÊ o Buxacot? O cara ? O Conde? Ah, eta turma boa de conversa! 👏👏👏👏