Translate

sábado, 11 de abril de 2020

PRÁ PENSAR


"Vivemos em um grande mercado planetário que não despertou sentimentos de fraternidade entre os países. De fato, criou um medo generalizado do futuro. E a pandemia de coronavírus iluminou essa contradição, tornando-a ainda mais evidente. 
Isso me faz pensar na grande crise econômica da década de 1930, na qual vários países europeus, Alemanha e Itália, acima de tudo, abraçaram o ultra-nacionalismo. 
E, apesar da falta de vontade hegemônica dos nazistas, hoje esse fechamento em si parece indiscutível. 
O desenvolvimento econômico-capitalista, portanto, desencadeou os grandes problemas que afetam nosso planeta: a deterioração da biosfera, a crise geral da democracia, o aumento das desigualdades e injustiças, a proliferação de armamentos, os novos autoritarismos demagógicos. 
Por esse motivo, hoje é necessário promover a construção de uma consciência planetária sob sua base humanitária: incentivar a cooperação entre países com o objetivo principal de aumentar os sentimentos de solidariedade e fraternidade entre os povos."

Edgar Morin

Como milhões de europeus, Edgar Morin está confinado em sua casa em Montpellier com sua esposa. Ele é considerado um dos filósofos contemporâneos mais brilhantes; Aos 98 anos (8 de julho terá 99 anos), Morin lê, escreve, ouve música e mantém contato com amigos e parentes. 
Seu desejo de viver demonstra fortemente o drama de um flagelo que está aniquilando milhares de idosos e doentes com patologias anteriores. 
"Eu sei muito bem", ele diz ironicamente, "que eu poderia ser a vítima por excelência do coronavírus. Na minha idade, no entanto, a morte está sempre à espreita. Portanto, é melhor pensar na vida e refletir sobre o que está acontecendo. ” - (El País)

Viver é Perigoso

8 comentários:

Anônimo disse...

Segundo o órgão, o poder público deve assegurar a oferta de um sistema de saúde com disponibilidade suficiente de respiradores, EPIs (equipamentos de proteção individual), testes laboratoriais, além de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e internação, capazes de absorver o eventual impacto do aumento de número de casos da covid-19. Quem descumprir as orientações e registrar colapso na rede de saúde, diz a PFDC, deve responder por improbidade administrativa.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/11/gestor-que-flexibilizar-isolamento-pode-responder-por-improbidade-diz-mpf.htm/?cmpid=copiaecola JUIZO MOÇADA!!

Anônimo disse...

Além do vírus o que mais preocupa é o autoritarismo demagógico e a negação da ciência. A eleição de certos líderes pelo mundo confirmam, autoritários mesmo dentro de democracias. A falta de consensos é a tônica atual em questões que afetam todos.

Anônimo disse...

Para assistir e refletir:

https://www.youtube.com/watch?v=dkPDz63RvNU&app=desktop

Perlustrador da Mantiqueira

Edson Riera disse...

Perlustrador da Mantiqueira

Não conhecia. Muito legal.

Grato

Zelador

Anônimo disse...

João Dória, que nunca conseguiu conter o uso de celulares dentro dos presídios, rastreia os aparelhos dos paulistas, para cercear o direito de ir e vir de cidadãos livres: TUDO BEM!

Bruno Covas, imunodeprimido por seções de quimioterapia, continua cumprindo sua agenda política, sem nenhum tipo de proteção, escancarando a histeria que o seu próprio correligionário está incitando: TUDO BEM.

Wilson Witzel, incapaz de controlar a criminalidade endêmica do Rio de janeiro, usa os agentes do Estado para coagir cidadãos que estão nas praias: TUDO BEM!

Ronaldo Caiado, após fazer coro com o presidente, no discurso de redução do poder público, manda abrir delegacia para registrar B.O contra um jornalista, permite que seus seguranças espanquem um outro e usa a policia goiana para prender uma mulher que o critica: TUDO BEM!

Romeu Zema, o "ultraliberal" do partido NOVO, manda confiscar produtos dentro de empresas privadas: TUDO BEM!

Hélder Barbalho, filho de um corrupto condenado, coloca presidiários para fiscalizar o povo do Pará: TUDO BEM!

Jair Bolsonaro, saudável e testado negativo para COVID-19, vai comer um salgado e tomar um refrigerante em uma padaria: GENOCIDA, IRRESPONSÁVEL, CRIMINOSO, FASCISTA!!!

O Brasil, definitivamente, não é para amadores!


"É perigoso libertar um povo que prefere a escravidão."
(MAQUIAVEL, Nicolau)

Edson Riera disse...

Maquiavel -

Talvez o grande erro tenha sido cometido pelo Pedro Alvares Cabral ao errar o caminho para as Índias, historicamente, seu destino programado ao deixar Lisboa lá pelos idos de 1500.

Fico procurando coisas boas para postar e não encontro.

Zelador

Anônimo disse...

O ato de ir REPETIDAMENTE é que é condenável. Contrariando orientações do tão bom ministro que ele nomeou. O Presidente da República é exemplo para muita gente. Se há governadores e políticos irresponsáveis não ESTÁ TUDO BEM!. Mas convenhamos o presidente não pode sê-lo. Ou não deveria, Minha modesta opinião. A propósito votei nele.

Anônimo disse...

Caramba deixe o cara, a obsessão em torno dele é um absurdo de exagerada, eta BRASILZINHO.