Translate

sábado, 11 de abril de 2020

CARTA QUE GOSTARIA DE TER RECEBIDO


Carta-resposta que o escritor E.B.White enviou em março de 1973 a um certo sr. Nadeau, que queria saber a sua opinião sobre o que lhe parecia um futuro sombrio para a humanidade .

Caro sr. Nadeau :

Enquanto houver um homem íntegro, enquanto houver uma mulher compassiva, o contágio pode se alastrar e a perspectiva não é desoladora.

Esperança é o que nos resta em tempos difíceis. Vou me levantar no domingo de manhã e dar corda no relógio, contribuindo para a ordem e a estabilidade.

Os marinheiros têm uma expressão para definir o tempo : dizem que o tempo é um grande blefista. Acho que isso também é verdade em relação à nossa sociedade - tudo parece sombrio, e então as nuvens se abrem, e tudo muda, às vezes de repente.

É óbvio que a humanidade transformou num caos a vida neste planeta. Mas, como povo, provavelmente trazemos em nós sementes do bem que desde muito esperam pelas condições adequadas para brotar.

A curiosidade, a inflexibilidade, a inventividade, a engenhosidade do homem o levaram a sérias dificuldades. Só podemos esperar que o ajudem a sair delas.

Segure o chapéu. Agarre-se à esperança. E dê corda no relógio, pois amanhã é outro dia.

Cordialmente,

E. B. White

Humberto Chiaradia

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: