Translate

terça-feira, 10 de março de 2020

TRANSTORNO


Li (não de ler) mais do Lítio - elemento químico, da família dos alcalino é o material mais leve e menos denso entre os elementos sólidos. O lítio encontra-se em numerosos minerais pegmatitos devido a sua solubilidade iônica e está presente na água marinha, sendo, geralmente, obtida na forma de salmoura e nas argilas. Em escala industrial, o lítio é isolado via eletrólise de uma mistura de cloreto de lítio e cloreto de potássio.

O lítio e seus compostos têm diversas aplicações industriais, incluindo vidros e cerâmicas com resistência ao calor, ligas com alta força específica resistência-peso utilizadas em aeronaves e baterias especiais. Mais da metade da produção de lítio é consumida para este fim.

As reservas mundiais de lítio encontradas podem chegar a 18 milhões de toneladas. Os depósitos de lítio foram encontrados na América do Sul em toda a extensão da cordilheira dos Andes. O Chile é o líder na produção de lítio, seguido pela Argentina. Ambos os países extraem o lítio nas piscinas de água salgada. Entretanto, metade das reservas mundiais conhecidas estão armazenadas na Bolívia.

Importante: 5% da produção mundial vai para a industria farmacêutica.

O carbonato de lítio é um dos medicamentos mais eficazes para o tratamento do transtorno afetivo bipolar. Atua como estabilizador do humor.

Concluindo: é grave a situação que está acontecendo no País. Os estoques de tal medicamento estão em falta. A ABP - Associação Brasileira de Psiquiatria publicou nota técnica de esclarecimento, além de notificar o ministro da saúde e o Conselho Federal de Medicina sobre a magnitude do problema. Dados da literatura médica mostram que a interrupção repentina do tratamento leva à recaída de 80% a 90% dos pacientes, e 70% deles em três a quatro meses.

O que vem acontecendo ? culpa da indústria - que quer produtos mais lucrativos - se é do governo - que não monitorou a situação - ou do mundo que está mais interessado em baterias ?

(dados do Dr. Daniel Martins de Barros - psiquiatra)

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: