Translate

quinta-feira, 26 de março de 2020

TENTANDO EXPLICAR


...Bolsonaro não é um jogador de xadrez e , por isso, é difícil assumir que seus atos sejam uma sequência de lances. Ele é um ser político intuitivo que reage a estímulos dados por um grupo restrito de "conselheiros" obcecados por posturas ideológicas que pouco passam de fantasias perigosas, à paranoia das "conspirações" e ao cálculo prático de quais vantagens políticas se oferecem no prazo mais imediato. 

No caso da crise do coronavírus, ele a enxerga como ameaça pessoal trazida pela deterioração provável (só se discute o tamanho) da economia e, consequentemente, dos seus índices de aprovação e chances eleitorais. Ocorre que, nessa competição para superar adversários eleitorais reais ou imaginários - governadores de Estado - , ele abriu uma fissura institucional de consequências políticas difíceis de serem antecipadas (só se discute o tamanho).

É o fato de que passaram a existir várias autoridades no enfrentamento da crise, em vários níveis da Federação. Sem que exista - além da formalização de comitês vários - uma liderança central que seria essencial para enfrentar o que vem por aí, em qualquer sentido. Ao contrário do que parecia supor Bolsonaro, o público dificilmente fará uma distinção entre quem disse o quê neste momento sobre como combater a crise.

"Quem tinha razão" vai importar muito pouco lá na frente, pois o País - parte-me o coração ter que dizer isso - já entrou na dupla catástrofe de saúde pública e de economia devastada. A questão da liderança surge mais uma vez como um peso negativo no enfrentamento de nossos problemas - faltaram lideranças consequentes em todos os graves episódios e , sobretudo, lideranças com visões além dos seus interesses políticos mais próximos."

William Waack

Viver é Perigoso

3 comentários:

Anônimo disse...

Imprensa internacional como The Economist, Der Spiegel, Washington Post passaram a ridicularizar e usar sarcasmo ao comentar as declarações do Bozo. Virou BolsoNero e o Último Negacionista . Era só o que nos faltava.

Anônimo disse...

E melhor Bozo q lula,dilma,petralha, corruptos, ladrão, tornozeleira, lulala,ze dirceu,hadad, enfim, vamos pra frente q atraz ficou metda, kkkk

Anônimo disse...

Enquanto a ssquerda nao for substituída ate o seu ultimo idiota..... é!