segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

PELO TELEFONE


Sou admirador de longa data do jornalista e escritor Ruy Castro. Imagino ter lido todos os livros que publicou. Politicamente é outra coisa. Não afino com os seus pensamentos.

Ruy Castro está lançando um livro que promete. "Metrópole à Beira Mar ". Cia das Letras com 528 páginas, onde busca reconstruir a história do Rio de Janeiro a partir de centenas de biografias. (estou comprando, vou ler e comentar).

Em entrevista publicada hoje no Caderno 2 do Estadão, ele cita a famosa Tia Ciata, em cuja casa na Praça Onze nasceu o primeiro samba gravado no País: "Pelo Telefone", de Donga e Mauro Almeida, lançado em 1917.

Declara Ruy Castro: "...o marido da Tia Ciata, era o macumbeiro oficial do presidente Wenceslau Braz. " 

Pesquisando, encontrei : Hilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Ciata, era baiana de 1854. Veio para o Rio de Janeiro, onde foi cozinheira e mãe de santo. É considerada uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca.

Ficou registrado que Tia Ciata era curandeira de autoridades conhecidas. Conta-se que ela teria ajudado o então presidente da República Wenceslau Braz com um machucado na perna que não cicatrizava.

Num dos mais prestigiados terreiros do Rio de Janeiro, o terreiro de João Alabá, ela teria incorporado um Orixá que disse aos presentes haver cura para a tal ferida e recomendou a Wenceslau Brás que fizesse uma pasta feita de ervas que deveria ser colocada por três dias seguidos sobre a ferida. 

Quando a ferida foi curada, o presidente teria lhe garantido qualquer pedido, mas Tia Ciata teria pedido um emprego no serviço público para o marido, por conta da numerosa família que tinha.

É a história.

Viver é Perigoso

SOM BOM


Viver é Perigoso

FAZ SENTIDO


O presidente Bolsonaro vetou integralmente o PL 5.815/19, que previa isenções para a instalação de cinemas em cidades menores. Nas razões do veto, o presidente disse que a proposta cria despesas obrigatórias ao Executivo, sem que se tenha indicado a respectiva fonte de custeio.

O texto do projeto estendia até 2024 o prazo para utilização do Recine - Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica, que concede isenções para a instalação de cinemas em cidades menores.

PL 5815/19 - Prorroga o prazo para utilização do Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (RECINE) e os benefícios fiscais previstos nos arts. 1º e 1º-A da Lei nº 8.685, de 20 de julho de 1993, e no art. 44 da Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001.

Viver é Perigoso

POIS É...


Considerando os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão do Ministério da Economia, Pouso Alegre criou 2.694 vagas de emprego com carteira assinada entre janeiro e novembro de 2019. Os dados referentes ao mês de dezembro sairão só em janeiro.

Município ocupa o 6º lugar na geração de empregos em Minas. No acumulado dos últimos três anos, são quase 5 mil novos postos de trabalho criados, atrás de Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Nova Lima e Uberlândia. Em novembro, mais recente dado do CAGED, Pouso Alegre gerou 320 vagas de emprego. 

De acordo com a prefeitura de Pouso Alegre, a geração de empregos registrada na cidade irá impactar no crescimento populacional. O Plano Diretor do município que está em elaboração traz previsões de que, em 2040, o número de habitantes poderá alcançar a marca de 280 mil pessoas, se a criação de empregos e atração de empresas forem mantidas. 

O estudo é feito com apoio da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Em termos regionais, Extrema que se tornou a maior economia do Sul de Minas gerou 928 empregos formais em 2019. 

Outros números de novembro na região no acumulado de 2019:
Poços de Caldas saldo de 968 empregos
Varginha saldo de 756 empregos
Lavras saldo de 39 empregos
Itajubá saldo de negativo de 49 empregos.

(Terra do Mandu)

Viver é Perigoso

MOÇA BONITA


Parecia bom demais para ser verdade.

Quando um perfil supostamente pertencente à atriz americana Sharon Stone começou a circular no aplicativo de paquera Bumble, alguns usuários não pensaram duas vezes e o denunciaram como sendo falso.

Mas a protagonista de Instinto Selvagem não só era a dona da conta, como foi ao Twitter pedir para ser reincluída na rede.

"Hey @bumble, será que ser eu é motivo para ser excluída?", escreveu ela.

Pouco tempo depois, o aplicativo respondeu de forma bem-humorada à mensagem e comunicou que havia desbloqueado a conta da atriz de 62 anos.

BBC

Blog: Em tempo, além da beleza e competência, Sharon Stone possui um QI de 154, o que a classifica oficialmente como "superdotada". Teve desempenho acadêmico excepcional, cursando a segunda série do ensino fundamental aos cinco anos de idade e tornando-se universitária aos 15.

Viver é Perigoso

DATA VÊNIA


Impressionante o desgaste sofrido pelos Senhores Juízes no ano que está se encerrando. Em todos os níveis, começando pelos tribunais superiores. A internet veio também para permitir que a esculhambação se generalizasse.  Claro que existem bons e dignos profissionais na magistratura, lembrando que a pessoa mais admirada, respeitada e, por alguns temida,  no País é o Dr. Sérgio Moro.

No próprio STF, um pouco menos que a metade de seus membros proporcionam confiança. São coerentes e conseguem captar o espírito da Constituição, se esquivam de holofotes, são reservados quanto a frequência a palácios e o importante, se mantém nos autos.  

Certo que a publicidade dada aos privilégios à classe, em termos de ajudas e penduricalhos salariais, tem influenciado na construção da imagem negativa.

No interior, em se tratando de Juízes, o negócio é mais embaixo. Nunca ouvi ou li uma crítica, por mais leve que seja, feita a um Juiz local. Respeito ou medo ?

Quer dizer, crítica pública. Ao pé do ouvido é outra história.

Respeito ou medo ? Não as mereceram ou o silêncio foi imposto pelo medo ?

No Brasil mais profundo, padres, pastores e delegados já tiveram a redoma, de uma forma ou de outra, invadida.

Juízes ainda não. E sei lá porque razão, ainda nos sentimos seguros e felizes quando um deles nos cumprimenta nas ruas.

É a vida...

Viver é Perigoso 

TOFFOLI E OS INSTITUTOS DE PESQUISA

Viver é Perigoso

MULHERES BONITAS

Bruna Lombardi
Antonio Guerreiro provocou  inveja em muita gente. Fotógrafo de mulheres bonitas. Marcou época. Famoso nas décadas de 70 e 80.

Natural de Madrid, chegou ao Brasil com 5 anos de idade. Abandonou o curso de economia para tornar-se fotógrafo.

Suas fotos ilustraram capas das principais revistas brasileiras, e algumas de suas imagens tornaram-se famosas.

Viveu com a socialite Ionita Salles, casou-se em seguida com a atriz Sonia Braga e depois com Sandra Bréa. Ao ao longo da vida, teve entre suas conquistas belas mulheres, como as atrizes Bruna Lombardi e Denise Dumont. Viveu também com a modelo Enoli Lara.

Antonio Guerreiro, tomou o barco ontem, no Rio de Janeiro, com 72 anos.

Viver é Perigoso

PUXA - SACO EXISTENCIAL


É aquela pessoa que não sabe fazer outra coisa além de orbitar em torno de um político de expressão. 
Fazer isso é a essência da sua vida; é o seu Nirvana, o seu único motivo de êxtase. É quando unicamente se sente alguém neste mundo. 
No passado esses seres, os puxa-sacos existenciais, costumavam orbitar durante anos e anos em torno de um mesmo político. Hoje em dia isso tem mudado bastante. 
À medida que os tempos avançam, muitas vezes ficando o político por um tempo sem mandato e sem poder, o puxa-saco existencial, que não sabe fazer outra coisa daquilo a que chama de vida, acaba migrando de um político para outro — afinal, o pobre-coitado precisa sobreviver. 
É por isso que hoje em dia é mais comum do que antes ver pessoas aplaudindo… (vamos ser sinceros, o termo é puxando o saco, mesmo) um político hoje, e outro amanhã. 
Fato é que esse tipo de gente não sabe fazer outra coisa além de puxar o saco, seja de quem for. É a sua vida, o seu rumo, o seu norte, e, por que não dizer também?, o seu destino. 
Olhe para o lado agora mesmo e é bem capaz de haver um assim aí bem perto de você.

David Ribeiro Jr

Viver é Perigoso