domingo, 8 de dezembro de 2019

AMANHÃ SERÁ OUTRO DIA


A expressão "tudo azul" é antiga e ainda muito usada na Boa Vista, é claro. Utilizada para denotar que está tudo muito bem, tranquilo, sem problemas e que tudo flui com naturalidade, ou seja, tudo ótimo.

Faz todo o sentido. Quando se pensa em azul nos vem a mente coisas agradáveis como o céu, a imensidão do mar. A expressão “tudo azul” é uma gíria antiga utilizada para denotar que esta tudo muito bem, tranquilo, sem problemas e que tudo flui com naturalidade, ou seja, tudo ótimo.

Por motivos óbvios recomenda-se que neste final de ano a expressão não seja utilizada. Nesse período será melhor considerar o azul em Inglês. Blue tem muito a ver tristeza e solidão. 

Como curiosidade:

No Brasil, apenas Santos, São Paulo e Flamengo nunca disputaram a segunda divisão.

Na Alemanha, todos os times já disputaram as ligas de acesso. Até o poderoso Bayern de Munique já esteve na ‘pior’. O último a cair foi o Hamburgo, rebaixado em 2018.

Na Espanha, Barcelona, Real Madrid e Athletic Bilbao sempre estiveram na elite. 

Todos os clubes franceses e ingleses já passaram por alguma divisão inferior, casos dos poderosos Liverpool, Manchester United e Paris Saint-Germain.

Na Itália, nem os grandes campeões Milan e Juventus escaparam da Segunda Divisão.  Apenas a Internazionale jogou todos os campeonatos italianos desde 1908, ano de sua fundação.

Na América do Sul, os tradicionais Boca Juniors, Colo Colo, Nacional e Peñarol nunca sentiram o gosto amargo do rebaixamento.

Um ano, se tudo correr bem, passa rápido.

Viver é Perigoso

É DISCO QUE EU GOSTO



Viver é Perigoso

ENQUANTO ISSO...


"Nunca pensei em minha idade. Penso nas razões pelas quais entrei na política e naquelas coisas pelas quais ganhei a confiança do eleitorado".

Sanna Mirella Marin, com 34 anos completados em novembro último, foi eleita hoje Primeira-Ministra da Finlândia. Ela é uma social-democrata.

Nasceu em Helsinque e é formada em Ciências Administrativas pela Universidade de Tampere, em 2012, ano em que foi eleita para a Câmara Municipal de Tampere. Em 2015 foi eleita para o Parlamento da Finlândia e desde junho de 2019 exercia o cargo de Ministra dos Transportes e Comunicações. 

A Finlândia foi apontada pelas Nações Unidas como o país mais feliz do mundo, segundo o Relatório Anual da Felicidade. O estudo, realizado a pedido da ONU pelo Instituto de Pesquisa da Felicidade, de Copenhague, leva em conta variáveis como o produto interno bruto (PIB), as ajudas sociais, a expectativa de vida, a liberdade, a generosidade, a ausência de corrupção e a qualidade de vida dos imigrantes. 

Viver é Perigoso

ETERNA MISS


Nossa eterna Miss. Luiza Berti Dau, da Boa Vista é claro. Luiza do Sr. Orlando, da D. Sebastiana e do Zé Dau.

Miss Itajubá e, com todo o respeito, uma dos motivos da criação do dito popular "de fechar o comércio". 

Em tempo, hoje será realizado em Atlanta, com transmissão pela TNT e pela Band (com apresentação da Renata Fan, miss Brasil/1999), o concurso de Miss Universo 2019.

Júlia Horta, de 25 anos, é a representante brasileira do concurso. Mineira, Júlia é jornalista e apresentadora.

Só lembrando que o Brasil já venceu o Miss Universo duas vezes, em 1963 e 1968, Ieda Maria Vargas e Martha Vasconcellos, respectivamente. 

Não ganhou (ficou em segundo lugar), a mais famosa de todas as misses brasileiras (exceto para nós da Boa Vista, que consideramos a Luiza Berti Dau), a baiana Martha Rocha em 1954, nos EUA.

Diz a lenda que a perda do o título de Miss Universo para a norte-americana Miriam Stevenson se deu a duas polegadas a mais nos quadris. Martha Rocha tornou-se referência nacional de beleza.

Viver é Perigoso

MOÇA BONITA

Foto Nilda Bitencourt
Juntos, Dr. Rodolfo, sua esposa D. Onofrina e a sua direita, D. Ercília.

Gente querida. Gente de bem. 

Dona Maria Ercília Carneiro Santiago. Uma mulher de classe. Atenta, interessada por causas nobres, doce e presente.

Mãe do Paulinho, Luciano, Edu, Maria Tereza, Ana Maria e Fernando. 

90 anos de energia na sociedade e no comércio itajubense.

Nem que desejasse, jamais conseguiria passar despercebida.

Um abraço Dona Ercília.

Viver é Perigoso

CASAS PERNAMBUCANAS


Quando menino, na Boa Vista, é claro, sempre acompanhando meu pai e meus tios na entrega de pães pela roças próximas e na busca por locais bons de pesca, era impressionante a presença de propaganda da Casas Pernambucanas, pintada sem nenhum capricho, nas porteiras e pedras de beira de estrada. Quase sempre acompanhada do slogan mágico " Onde todos compram".

Propaganda onipresente.

Depois de grande, me impressionava e intrigava a propaganda de beira de estrada "Cão Fila - Km 26".

Hoje, nada supera a presença de fotografias de candidato a prefeito na internet. Beijando crianças e velhinhos. Devem gastar um par de tênis por semana de tanto dar ponta-pé inicial em peladas de futebol. Entregam medalhas para os primeiros e últimos colocados de qualquer coisa.

Terminam por fixar a imagem. Ou desgastar...

Viver é Perigoso 
 

BENÇÃO TIA !


" As tias formam um patrimônio em Minas. Não aparecem apenas no nascimento e nas datas comemorativas. Não simbolizam peças decorativas, com presentes e lembranças esporádicas. Não têm uma função de coadjuvantes. Não estão no segundo escalão, como na maior parte das residências brasileiras.

Representam companhias para toda a vida, com a mesma importância de uma segunda mãe. Fortes, coerentes, destemidas, mulheres que não se deixam levar pelas facilidades.

Tias são madrastas emocionais, conselheiras constantes, anjos à paisana.

É uma missão levada a sério, com dedicação e acompanhamento em tempo integral dos sobrinhos. Ajudam decisivamente na formação, opinam na escolha da escola e da profissão, resolvem conflitos com os pais, amparam nos dilemas pessoais.

Sem a presença da tia, a família mineira não seria unida. É a cola da ternura, dando notícias dos primos e parentes mais distantes. Os galhos ficam mais próximos graças à doçura de suas preocupações.

Forram as nossas almas com frases escolhidas a dedo. Têm uma paciência que se banha na fé, acham que há solução para tudo, que não devemos jamais nos desesperar.

Se há alguma dúvida, recorremos à sabedoria delas. Escutamos o que elas pensam, aceitamos a sua orientação, desfrutando da experiência e do discernimento de quem já sofreu no passado para poder nos ensinar a sofrer menos.

As tias são o nosso telefonema de emergência, o nosso pedido de socorro, o nosso colo sagrado na hora do cansaço.

Amor de tia é pura gratidão, um sentimento desinteressado e voluntário de amadrinhamento. A única distinção é que o parto não é do ventre, mas do esforço do coração."

Fabrício Carpinejar

Viver é Perigoso

PORQUE HOJE É DOMINGO



Todo o caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda os corações.

Provérbios 21:3

Viver é Perigoso