quinta-feira, 31 de outubro de 2019

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO


"Artista de muitas vozes, letrista de vários dos maiores clássicos do samba e da mpb, Paulo Cesar Pinheiro e um verdadeiro mestre da palavra, e aqui ele renova sua arte em novos campos, cativando o leitor com suas historias tao bem vividas que logo ficamos íntimos de cada personagem."

Uma das passagens mais interessantes do leve livro escrito pelo Paulo César Pinheiro é o seu depoimento acerca de um possível convite recebido para integrar a Maçonaria:

"Tentaram, por todos os meios, me fazer membro de sua loja, mas meu amigo Geraldo Vespar, que fazia parte da maçonaria desconversou os colegas, dizendo que pela obra que eu realizava, não precisava participar de nenhuma sociedade, mística ou não, porque minha músicas já pregavam uma mensagem positiva para o espírito da humanidade. Sabia ele da minha aversão por seitas, movimentos, turmas, entidades. Possuo uma alma anarquista e qualquer organização de poder me aprisiona. Nasci e vou morrer livre. Ninguém me governa. "

Viver é Perigoso

O CAMPO DE AVIAÇÃO



Vez por outra voltam as conversas sobre a construção do Campo de Aviação de Itajubá. Sim,  já existiram dois, na mesma região e conhecidos como Campo de Aviação. Conheci os dois. O primeiro quando aconteceu um show de paraquedistas na terrinha. Fui assistir com o meu pai e presenciei o socorro a um dos paraquedistas que ficou enroscado em um pé de Eucalipto. 

No segundo, estive muitas vezes acompanhando o pouso e decolagem de teco-tecos e outras aeronaves maiores. Moleque, na Boa Vista, é claro, atravessa o Rio Sapucaí a nado nos fundos do antigo campo do Vasquinho e já estava na cabeceira da pista.

Sinceramente ? Penso que hoje a construção de um aeroporto em Itajubá não é prioritária. Só deve seguir adiante face ao estágio de construção que atingiu. Burrice não terminar, mesmo porque foi um compromisso do governo do Estado com a Helibrás, que precisará de uma área para pouso, decolagens e testes de para seus helicópteros pesados e quem sabe, uma vez que a empresa pertence ao Grupo Airbus, atender os interesses da empresa na manutenção de outras aeronaves.

A grana está curta em todas as esferas e duvido muito que algum recurso seja direcionado para a conclusão das obras. E não estamos tratando só da pista. Existe uma linha de transmissão para ser removida e o mais complicado e pouco citado: a possível necessidade de desbaste do topo de um morro existente lá pelas bandas do Novo Horizonte. 

A aviação comercial, às duras penas, sobrevive em termos regionais. E nesse aspecto já estamos razoavelmente servidos.

Pensando alto, a grana necessária a ser desembolsada seria melhor aplicada na duplicação da Rodovia BR-459 - trecho Itajubá/Pouso Alegre, ou mesmo na construção da Rodovia Itajubá/Campos do Jordão. Mas...

Viver é Perigoso  

JÁ FOI PIOR


No dia 19 de agosto de 1961, fazendo uma escala em Brasília, vindo de uma tumultuada conferência realizada em Punta del Este - Uruguai, o Ministro da Industria e Comércio de Cuba, o argentino Ernesto Che Guevara, foi condecorado pelo Presidente da República do Brasil, Sr. Jânio Quadros, com a Grã Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

Simultaneamente, no Rio de Janeiro, o Governador Carlos Lacerda, homenageava o principal líder anticastrista, Sr. Manoel Verona, que tinha sua base de atuação em Miami, com a entrega da "Chave do Rio de Janeiro".

Na verdade, como foi uma cerimônia de improviso, o Sr. Guevara recebeu apenas uma faixa provisória. O diploma e a medalha nunca lhe foram entregues.

No dia 25 de agosto, uma semana após, o Sr. Jânio Quadros renunciou à presidência da República.

Em sete meses de governo (havia tomado posse no dia 31/1/1961, o Sr. Jânio tomou importantes medidas, sempre utilizando "bilhetinhos" como meio de comunicação. O Twitter é coisa recente.

Proibiu o uso de biquínis em praias e piscinas em todo o território nacional.

Proibiu corridas de cavalo em dias de semana

Proibiu a venda e o uso de lança-perfume

Proibiu brigas de galo

Etc...

Em tempo, o meu pai e quase todos os meus tios, quando da eleição, foram janistas e a Padaria Boa Vista foi um dos centros de distribuição de material de propaganda política, com caixas e mais caixas de vassourinhas douradas para fixação nas roupas.

Como muita gente, estive no Campo de Aviação de Itajubá para receber em visita de campanha o Jânio, que chegou em um barulhento DC-3.

Viver é Perigoso 

APAVORANDO A NAÇÃO


Viver é Perigoso