quarta-feira, 20 de março de 2019

SOB A LUZ DE VELAS


E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

Drummond

Viver é Perigoso

DIA DA FELICIDADE


Foi publicado hoje, pela ONU, o Relatório Anual da Felicidade.

O vencedor se repete: a Finlândia é, pelo segundo ano consecutivo, o país mais feliz do mundo para as Nações Unidas. Já o Brasil perdeu quatro posições, passando do 28º lugar para o 32º em relação à última edição.

Na última posição ficou o Sudão do Sul, um país devastado por uma guerra civil que já dura cinco anos e pela fome. 

No total, o relatório avalia 156 países.

Este relatório leva em conta variáveis como o Produto Interno Bruto, a assistência social, a expectativa de vida, a liberdade, a percepção de generosidade, a corrupção e a qualidade de vida dos imigrantes. 

É preparado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável – um órgão de pesquisa multidisciplinar ligado à ONU –, com a colaboração de fundações e centros de pesquisa, e inclui dados dos últimos três anos. 

Entre as razões que fazem da Finlândia o país mais feliz do mundo para as Nações Unidas está a qualidade de sua educação, seu sistema de saúde, expectativa de vida (embora a Espanha o supere: 83 anos em comparação com os 82 da Finlândia) e conscientização sobre a desigualdade.

Viver é Perigoso

BRASILEIROS E BRASILEIRAS


Como dizia o arauto da vanguarda do atraso, Zé Sarney:

Brasileiros e brasileiras.

Viver é Perigoso

FOLHAS DE OUTONO



Viver é Perigoso

ESTÁ ESCRITO



Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo humilhar será exaltado. 


Mateus 23:12

Viver é Perigoso

ESTAMOS LASCADOS

Viver é Perigoso

LIVROS, PRESENTES DE AMIGOS


Imagino que pelo menos uma vez na vida, quase todos leram "A Utopia", de 1516 (um pouco depois da descoberta do Brasil) de Thomas Morus. Para quem não se lembra, Utopia é uma ilha afastada, com uma sociedade imaginária ideal. Dizem que a ilha sonhada seria a Ilha de Fernando Noronha, vista pela primeira vez, em 1503, pelo navegador Américo Vespúcio. Por que Fernando de Noronha ? Porque Fernán de Loronha foi quem financiou a expedição.


Depois de relido o livro (curtinho) de Thomas Morus, seria interessante ler o livro "Utopia Para Realistas" - Rutger Bregman - Editora Sextante. Como disse o The New York Times, "se você quer ver um mundo mais justo mas não sabe como chegar lá, este livro é para você. Bregman revela de forma extraordinária como ideias comumente desprezadas como utópicas são na verdade possíveis e até chegaram perto de se concretizar."

Se você está entediado com debates banais e clichês que a direita e a esquerda repetem há décadas, vai apreciar o pensamento arrojado, as ideias inovadoras, o texto contagiante e os argumentos consistentes de Utopia para Realistas.

Blog: Bom para dar uma balançada e ajeitada na carga.

Viver é Perigoso


É NÓIS MANO !


20 DE MARÇO - DIA DO BLOGUEIRO

 Ano em que o "Viver é Perigoso" completa 10 anos.

Viver é Perigoso