Translate

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

NÃO NOS TENHA COMO ARROGANTES


"...No seu lado positivo, arrogância é sinônimo de altivez, coragem, de assumir suas próprias opiniões, identidade ou personalidade. Ser arrogante é assumir a responsabilidade sobre as coisas importantes. É defender ideias e opiniões.

Não seria essa a essência da democracia? Talvez a arrogância, pelo menos nesse sentido, seja um elemento importante na construção de uma sociedade justa e democrática.

Apatia é o contrario. É a falta de emoção, motivação ou entusiasmo. Representa o desinteresse, a indiferença, a insensibilidade aos acontecimentos. Apatia não constrói coisa alguma. Mas pode destruir. Pode destruir uma comunidade. Levar a grandes desastres. Levar à tolerância e à conivência com grandes injustiças.

Apatia é não reconhecer nossa responsabilidade com a comunidade em que vivemos.

Construir uma sociedade melhor é trabalho duro. É esforço diário e constante que requer a colaboração de todos. É necessário que cada um assuma a responsabilidade pela sua construção, defendendo ideias, ações, identidades e posições. A melhoria de todos depende de cada indivíduo.

Não existe espaço para apatia. Mas existe um lugar para a arrogância.

Frequentemente falamos de um tempo em que as coisas eram mais doces, as pessoas mais generosas, a sociedade mais justa e a vida melhor. Isto, muitas vezes, é apenas fantasia, travestida de realidade.

Por outro lado, se hoje nos tornarmos cidadãos mais arrogantes e menos apáticos, talvez possamos, no futuro, lembrar do nosso progresso e experimentar uma sociedade melhor. Viver a realidade, fantasiada de ideais."

Elton Simões

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...


Segundo o psicanalista Abrão Slavutzky, a arrogância é um opositor dos opositores do humor, “o indivíduo arrogante não discute, não escuta, pois acredita, sinceramente, ter razão. Olha o mundo numa perspectiva de guerra, em que ou se está com ele ou contra ele” e que “a arrogância da certeza é típica de uma atitude persecutória! (Para mim são no minimo uns psicopatas, concorda camarada? Tem bons exemplos desta laia na terrinha, ei heim)