Translate

sexta-feira, 12 de julho de 2019

ONDE MORA O PERIGO


Sou da geração régua de cálculo e, como diz o presidente, terrivelmente alheio as novidades digitais. Pratico o básico. Por exemplo, celular segue utilizado para fazer e receber ligações e até mesmo (um avanço) para trocar mensagens. Não me orgulho dessa defasagem tecnológica. E mais, sou um desconfiado quando tomo conhecimento de assuntos polêmicos pela internet. 

Mas leio sobre o assunto e aprecio a coluna do Pedro Doria no Caderno Economia do Estadão. Está lá hoje:

"Vai fazer dois anos, a Adobe fez a primeira demonstração de um aplicativo chamado VoCo. Alimente-o com gravações de fala de qualquer pessoa que ele analisa. Aí escreva um texto - o software faz com que aquela voz, com sotaque e maneirismos, narre a frase. Foi apresentado ao público, mas nunca lançado. A empresa sabe que o terreno é perigosíssimo.
Podem pipocar por aí, de forma convincente, pelo WhatsApp e outros. as maiores atrocidades, ou cometendo desvios feios, porém discretos o suficiente para que pareçam críveis.
Por enquanto só se sabe do software da Adobe, mas nada impede que um programador mais habilidoso de construir a sua própria versão. O resultado deste tipo de programa atende pelo nome de Deep Fake - Falsificação profunda.
Esta semana, o GitHub baniu do seu site o código do programa DeepNude. GitHub é uma empresa da Microsoft. Serve como o repositório para o código de softwares de escritos de forma colaborativa. O App DeepNude, escrito inicialmente por um programador anônimo, usa uma tecnologia chamada redes neurais artificiais para pegar a fotografia de uma mulher - qualquer mulher - e a partir dela, em poucos segundos, produzir uma imagem da moça nua. Redes neurais replicam o funcionamento do cérebro, permitindo que o software aprenda a partir de exemplos. É uma das formas de inteligência artificial. O DeepNude é de uma simplicidade atroz."

Blog: Imaginem o que poderá vir por aí em termos de política e políticos. E gravações de diálogos telefônicos montados com voz de pessoas conhecidas. Entendeu ? 

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Que audio que nada... to pensando nos nudes.

Edson Riera disse...

Nudes

Logo você terá acesso a uma montagem com todas as moças de esquerda da Câmara Federal.

Zelador