Translate

sexta-feira, 29 de março de 2019

AINDA SOBRE 0 SNI - SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇÕES


"Nada é mais precioso do que independência e liberdade."

Ho Chi Min

O vietnamita Ho Chi Minh foi um dos meus heróis de adolescência e juventude. Tio Ho, como todos o tratavam foi o grande líder que, com o General Giap, venceu os franceses, conseguindo a independência do seu país.

No início de 1967, com 19 anos e recém saído do exército (com muitos elogios), consegui e fixei na parede do apartamentozinho construído pelo pai ao lado de minha casa, onde passei a morar, o poster acima, ganho de não me lembro de quem.

Pois bem, não é segredo para ninguém que o SNI atuou forte em Itajubá no período , digamos assim, revolucionário. Muitos estudantes atuantes. Hoje, passados os anos, os mais antigos já identificaram os cidadãos "comuns" que colaboraram na terrinha com o regime. 

Citado por alguém, fui chamado para uma audiência para explicar a razão do simpático poster na parede do quarto. Queriam saber de onde tinha vindo, os livros que eu lia, a relação de amigos, etc e etc. Fui liberado de conversas mais firmes pelo meu Tio Capitão, homem seríssimo, com a condição de dar um fim no Tio Ho, que covardemente, foi dobrado e guardado no fundo de uma gaveta. 

Os tempos eram assim.

Voltando ao Tio Ho:

A história da vitória contra os franceses no Vietnã em Dien Bien Phu (1954)  passeou nos meus pensamentos por muito tempo.

O líder Ho Chi Minh, tomou o barco em 1969, em plena guerra com os americanos, que foram derrotados, acontecendo a reunificação do Vietnã (norte e sul) em 1975.

Lembrando: Tio Ho, nascido como Nguyen Sinh Cung, em 1890 na província de Nghe Anh.
Saiu do seu país em 1911 como auxiliar de cozinha no navio francês Amiral Latouche-Tréville. Voltou depois de 30 anos, em 1941. Trabalhou de marinheiro, jardineiro, cozinheiro, estivador, pintor de fotografias, carpinteiro, jornalista, professor, escritor e tradutor.
Comunista apaixonado por Lenin.
Foi condenado a morte pelos franceses, preso pelos ingleses, pelos chineses e sobreviveu aos anos mais difíceis do stalinismo.
Curiosidade: Foi um dos fundadores do Partido Comunista Francês. 

Registrando que embora nunca tenha tido qualquer simpatia pelo comunismo, concordo que um líder do porte de Ho Chi Minh, está situado no mesmo patamar de Lenin, Gandhi, Mandela e outros poucos.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: