terça-feira, 29 de janeiro de 2019

CARTA QUE RECEBI


Itajubá, 29 de janeiro de 2019

Ref: : NOSSA SANTA CASA, SUA SANTA CASA

Depois de dias resolvi me pronunciar sobre a situação que a SAÚDE PÚBLICA de Itajubá vem passando. Em especial, vou abordar a diminuição do atendimento no Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá.

LAMENTÁVEL acompanhar tantas QUEIXAS, tantos DESABAFOS e solicitações de PROVIDÊNCIAS de toda uma população que sofre com suas NECESSIDADES de saúde.

Durantes os últimos dois anos, como vereador, participei de AUDIÊNCIA PÚBLICA dos prontos socorros, estive presente nas diversas reuniões da Comissão de Saúde que buscava SOLUÇÕES e melhorias para os serviços de atendimento de urgência e emergência e até VISITEI os dois prontos socorros contratualizados pelo SUS de nossa cidade, gerando então novos QUESTIONAMENTOS.

DECEPCIONANTE foi quando membros da CÂMARA e do EXECUTIVO, através das diversas mídias, tentaram DESACREDITAR, tumultuar, DETURPAR, distorcer e mesmo MENTIR sobre a real razão da GREVE dos médicos do Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá.

Chegaram a sugerir que haveria MÁ GESTÃO na instituição, ocasionando assim a paralisação. Que os atrasos nos repasses da Prefeitura para a Santa Casa não poderiam ter ocasionado isso. Informações que foram ESCLARECIDAS e DESMENTIDAS pela gestora da instituição, a qual, com sua equipe, administra de maneira TRANSPARENTE e correta.

Sou CONHECEDOR das situações financeiras dos dois estabelecimentos hospitalares que atendem o SUS de nossa cidade. São dados PÚBLICOS, publicados em jornais impressos, os quais faço questão de GUARDAR.

Em verdade, os DOIS prontos socorros necessitam de IMEDIATA recomposição nos repasses para sua manutenção. A PRIORIDADE deve ser definida por quem GERENCIA nossa cidade.

NÃO é aceitável usar a DESCULPA de falta de verbas pelos atrasos dos repasses estaduais quando vemos DINHEIRO sendo aplicado em SHOWS e EVENTOS, criação de NOVOS CARGOS para acomodação de afilhados políticos, obras para o LAZER, ou qualquer outra ação que não seja de maior PRIORIDADE que a SAÚDE PÚBLICA que nossa população tanto BUSCA.

A tentativa de DESQUALIFICAR a Nossa Santa Casa como importante entidade de nossa cidade deve ser combatida, desmentida. TODOS somos responsáveis para que a solução seja encontrada.

O Lazer é importante, mas a Nossa Santa Casa é PRIORIDADE.

Atenciosamente,

Vereador Ricardo Zambrana

Viver é Perigoso

6 comentários:

Túlio Vargas disse...

Parabéns ao Dr. Zambrana pela lucidez do texto. Imagino que quando foi secretário de Saúde não teve meios de melhorar o financiamento dos Hospitais.

Admiro como político.

Túlio Vargas disse...

Inclusive, se não estou enganado, está na Lei Orgânica do Município que é sua obrigação manter ou subsidiar por completo um Serviço de Pronto Socorro.

Anônimo disse...

Too little too late .

Edson Riera disse...

Túlio -

Pensando bem ou pensando mal, como o Administrador Geral era o mesmo, imagino que seja uma questão de filosofia essa de cuidar preventivamente da saúde, priorizando a diversão e o lazer. Devem ter índices que mostram isso.

Abraço

Zelador

Edson Riera disse...

Túlio -

Vamos ver. Falta na terrinha, de uns tempos para cá, o diálogo. Perguntar algo é indício de ser inimigo.

Não aplaudiu, quase inimigo.

Tempos complicados.

Zelador

Edson Riera disse...

Little -

Sempre é tempo.

Zelador