quarta-feira, 22 de agosto de 2018

REFLEXOS NO ESPELHO


Muito atual a coluna do admirado Ruy Castro na Folha de São Paulo. Sei não, mas aqui bem pertinho temos visto evidentes "reflexos no espelho"

Os verdadeiros inimigos do povo —e da democracia — são aqueles que tentam sufocar a verdade (das mensagens) vilanizando e demonizando o mensageiro. 

Os esforços para minar sistematicamente a credibilidade da imprensa são um ataque às nossas instituições democráticas.” “Criticar a mídia, por subestimar ou exagerar nas reportagens ou por entender algo de forma errada, está inteiramente certo. Repórteres e editores são humanos e cometem erros. Corrigi-los é fundamental para o nosso trabalho. Mas insistir em que verdades das quais você não gosta são notícias falsas é perigoso para a alma da democracia. E chamar os jornalistas de ‘inimigos do povo’ é perigoso, ponto.” 

Essas frases, tiradas da coluna de domingo último (19) da ombudsman Paula Cesarino Costa são de editoriais publicados na semana passada por 400 organizações de mídia nos EUA. Foram editoriais em defesa da liberdade de imprensa ameaçada pelo presidente Donald Trump. Para Trump, tudo que não lhe seja simpático é rotulado de fake news e justificativa para ataques aos jornalistas. 

Pela primeira vez nos 242 anos de existência dos EUA, discute-se a liberdade de imprensa. Equivale à ciência discutir, de repente, a lei da gravidade. Mas Trump levou a isso. Para encobrir seus malfeitos, ele põe em risco uma cláusula pétrea, base da própria democracia. 

Releia agora o primeiro parágrafo e veja se não poderia se aplicar, vírgula após vírgula, a uma defesa contra os ataques do PT e de seus aliados à imprensa brasileira —a “mídia golpista”. Trump e o PT têm isso em comum: não acreditam em notícias que não sejam a seu favor. E, em vez de desmenti-las com fatos, partem para a tentativa de descrédito de toda a mídia. 

No caso do Brasil, o PT não está sozinho em sua campanha contra a liberdade de imprensa. Tem um duplo naquele que, no fundo, é seu próprio reflexo no espelho: Jair Bolsonaro.

Ruy Castro

Viver é Perigoso

HOMEM DE VISÃO


A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados cassou por unanimidade o mandato do deputado Paulo Maluf nesta quarta-feira. A perda do mandato já havia sido determinada pelo ministro do STF Edson Fachin em dezembro de 2017, quando também decidiu pela prisão do deputado.

Tempos atrás, recebendo Lula e Fernando Haddad em sua residência nos Jardins, Paulo Maluf, com sua visão política de mercado, ou melhor, visão de mercado política, dava mostras que antevia o que iria acontecer em 2018.  Ou seja, Haddad dando cobertura para o condenado Lula nas eleições de 2018.

A cassação do mandato do também condenado (em prisão domiciliar) deve ser tomada pelos seus parceiros do pt como mais um golpe na democracia.

Aguardam manifestações de solidariedade promovidas pelos ditos Movimentos Sociais.

Viver é Perigoso

MOÇA BONITA

Gisele - By Bob Wolfenson
Viver é Perigoso

POR OPORTUNO

Viver é Perigoso

CLARIN DA BOA VISTA - CIÊNCIAS


Quinze anos após a conclusão do Projeto Genoma Humano, o sequenciamento genético de cada indivíduo, útil para indicar predisposição a doenças e até definir os melhores tratamentos para cada paciente, ainda não está acessível para a maioria das pessoas.

Disse ao jornal "O Estado de São Paulo" o Professor Michael Snyder, da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, autor de Genômica e Medicina Personalizada e um dos maiores especialistas em genética do mundo, diz que o mapeamento completo do DNA humano, que já chegou a custar US$ 100 mil no início do século, deverá estar disponível por US$ 500 em 2019.

A queda no preço do serviço daria a mais gente a oportunidade de descobrir de forma precoce, por exemplo, a ocorrência de mutações que predispõe ao câncer.

Viver é Perigoso

APELANDO !


Ouvido hoje pela manhã nas proximidades do Supermercado Alvorada, na Boa Vista, é claro:

- Camarada, que loucura hein ? O DataFolha confirmou o Lula na dianteira das pesquisas com 39% !

- Maravilha ! 

- Como maravilha ? Endoideceu ?

- Cara, explico: o sonho de um torcedor é ver o time dele ganhar do time adversário rival, se possível, por 1x0, sendo o gol marcado na prorrogação, com o autor em impedimento e com a mão. Delícia ! 

- Éh...Faz sentido.

Viver é Perigoso  

ZÉ SEMPRE LIVRE

Viver é Perigoso