segunda-feira, 30 de julho de 2018

SOB A LUZ DE VELAS


Está escrito: Mostrando-me desesperançoso com a situação, um grande amigo citou ontem à noite:

"Quando os maus estão no poder, o crime aumenta; mas as pessoas honestas viverão o suficiente para ver a queda dos maus."

Provérbios 29:16

Viver é Perigoso

É DISCO QUE EU GOSTO



Viver é Perigoso

POIS É...


Folheando uma revista na sala de espera de um consultório em São Paulo. Inevitável não pensar no STF, no Gilmar, Lewandowski, Mello e Tóffoli.

"Na maioria dos fóruns ou Faculdades de Direito, é comum se deparar com a estátua de uma deusa com os olhos vendados, a mão esquerda segurando uma balança e a direita empunhando uma espada.

Fato curioso, é que se pode encontrar deusas com e sem venda e com e sem espada. A deusa  representativa da Justiça Grega (Themis) tem os olhos abertos e segura a espada; por outro lado, a deusa que representava a Justiça Romana (Lustitia) não tem a espada, mas os olhos são vendados. Ambas porém, seguram a balança.

No Brasil, a simbolização da justiça é uma mistura das duas. Tem a figura da deusa com os olhos vendados(deusa romana), com a espada( deusa grega) e com a balança.

No direito romano havia o entendimento que de que as pessoas eram iguais. Evidente que haviam diferenças, como grau de conhecimento, capacidade, habilidade, mas, para aplicar o Direito, o tribunal precisava ignorar tais diferenças, por isso, cegou-se a justiça.

A espada simboliza a força para punir o culpado, ou seja, a força impositiva da justiça.

A balança representa o equilíbrio, a ponderação nas decisões e na aplicação das leis."

Viver é Perigoso

NOSSA ESCOLA


Memória de uma diversificação fracassada em Itabira com recursos do público

Existe um aforismo de que minério não acaba, mas torna-se inviável a sua exploração por motivos diversos. É o que, certamente, irá acontecer com o minério de Itabira. A Vale não se cansa de repetir isso, o que já ocorre há muitas décadas. Portanto, não é novidade o formulário encaminhado à Bolsa de Nova Iorque informando que as reservas e os recursos medidos hoje nas minas de Itabira irão exaurir em 2028.

Foi, por exemplo, com base nos dados divulgados pela empresa que, no início da década de 1990, a Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) lançou o projeto Itabira 2025. 

Com o projeto Itabira 2025, esperava-se desenvolver várias ações para diversificar a economia local. Muito dinheiro do público foi investido nesse “objetivo”. Porém, os resultados foram pífios.

Até mesmo o projeto universitário, em curso desde a instituição da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), e que ganhou nova dimensão com a instalação do campus avançado da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), tem capengado por não apresentar os resultados esperados.

A Unifei, cujo campus avançado de Itabira completou uma década, está longe de desempenhar uma de suas principais funções, que é a de contribuir para diversificar a economia por meio de um parque tecnológico, ainda inexistente. A comunidade acadêmica também não cresceu como se esperava. A projeção era de se ter 10 mil alunos em dez anos – hoje são pouco mais de 2 mil.

Viladeutopia

Viver é Perigoso

SEM MORTADELA !

O PT pretende convocar um jejum nacional para o dia 4, quando será realizada a convenção que vai oficializar a candidatura presidencial de Lula. O ato será em solidariedade aos militantes que farão greve de fome pela liberdade do ex-presidente.

"De onde terão saído estas iniciativas que remetem a métodos de luta ultrapassados já no século passado, que aqui nunca resultaram em nada?" - Ricardo Kotscho

Blog: Como diziam na Boa Vista, é claro, "golpe do joão sem braço". Tem sido comum nesses ajuntamentos patrocinarem pães com mortadela e tubaína para os "voluntários". Irão economizar com o jejum.

Viver é Perigoso

OH ! MINAS GERAIS


Aparentemente, a estratégia dos tucanos de esconder o Aécio Neves do eleitorado vem dando certo. Segue incompreensível  a expressiva porcentagem de intenções de voto alcançada pelo Fernando Pimentel. 

Mostra pesquisa estimulada DataTempo/CP2 realizada entre os dias 15 e 18 de julho em todas as regiões do Estado.

Anastasia teria, hoje, 19,4% das intenções de voto.

Fernando Pimentel, somaria 12,6%.

Marcio Lacerda alcança 7,6% das citações entre o eleitorado do Estado. 

O empresário Josué Alencar (PR), que tem apenas remotas chances de participar de fato da disputa, somou 4,1%. Rodrigo Pacheco (DEM) registrou 3,6% das citações na pesquisa. Completam o quadro: Romeu Zema (Novo), com 2,6%, Dirlene Marques (PSOL), com 1,7%, Adalclever Lopes (MDB), com 1%, e João Batista dos Mares Guia (Rede), com 0,3%.

Os que disseram que vão votar em branco ou que pretendem anular o voto são 30,9%. Os que não souberam opinar ou que se consideram indecisos são 16,1%.

O petista e o tucano são os mais rejeitados. Pimentel, que é rejeitado por 27,4% do eleitorado. Já Anastasia por 17,9%. 

Num segundo turno, Anastasia bateria hoje todos os concorrentes. 

O Tempo

Viver é Perigoso 

ELEITOR OU TESTEMUNHA ?

Viver é Perigoso