sexta-feira, 15 de junho de 2018

NOSSA GERAÇÃO


Antigamente uma geração era definida a cada 25 anos. Atualmente os especialistas apontam que uma nova geração surge a cada 10 anos apenas. 
Nas empresas, isso implica em pessoas de diferentes idades e costumes vivendo em um mesmo ambiente de trabalho, trocando experiências e gerenciando conflitos em períodos cada vez menores.

Tivemos a chamada de Geração Perdida (1883-1900), que lutou durante a adolescência na Primeira Guerra Mundial e viveu a vida adulta durante os Roaring Twenties (Loucos Anos 20, de efervescência cultural até a Grande Depressão.

Geração grandiosa é uma expressão cunhada pelo jornalista e escritor Tom Brokaw em seu livro The Greatest Generation, para se referir à geração formada pelos indivíduos que cresceram durante a Grande Depressão nos Estados Unidos e depois participaram dos combates da Segunda Guerra Mundial, bem como por aqueles que, permanecendo no país, participaram do esforço de guerra.

São da Geração Baby Boomers os nascidos entre 1943 e 1964.

Os "baby boomers", você sabe, foram as crianças nascidas logo a seguir à Segunda Guerra, quando milhões de soldados voltaram para seus países e começaram a casar e a procriar em massa. Os que tinham ficado em casa, de ouvido na BBC, fizeram o mesmo, talvez por uma sensação de alívio diante do apocalipse que não aconteceu, mas poderia ter acontecido -e, então, mais do que nunca, pela súbita existência da bomba atômica.

Curioso é que, em vez de partir para a esbórnia em face do possível fim do mundo, os jovens do pós-Guerra adotaram a singela atitude de casar e "constituir família". Pode ser que, depois de anos em trincheiras, reais ou metafóricas, o lar lhes parecesse um casulo protetor. Daí tantos casamentos e, em meses, milhões de novos cidadãozinhos no mundo.

Sou, nascido em 1947, um legítimo "baby boomer". Meu pai, às vésperas do seu casamento com minha mãe foi convocado pelo exército. Como nasceu em Pouso Alegre e lá prestou serviço militar no Batalhão de Artilharia, foi prestar serviço na Artilharia de Costa, no litoral do nordeste.

Voltou no final da guerra em 1945, casou e colaborou com a elevação do número de habitantes da Boa Vista, é claro. 

A grande maioria dos meus amigos, inclusive os da internet, são Boomers.

Na idade adulta presenciamos a Guerra do Vietnan, também fomos os primeiros a crescer com a televisão. Na infância, adolescência e vida adulta jovem presenciamos a Guerra Fria, o que influenciou fortemente a visão política desta geração.

Os Boomers também são identificados como inventores da era “paz e amor”, pois tinham aversão aos conflitos armados. Preferiam a música, as artes e todas as outras formas de cultura como instrumentos para evolução humana do que as guerras. Foi a geração que criaram o movimento hippie.

Segundo o escritor Ruy Castro, também um boomer, em vários departamentos, não fizemos feio. Ativos desde os anos 60, implantamos o sexo sem culpa, a consciência ecológica, os direitos das mulheres, das minorias e dos animais, revolucionamos a tecnologia, avançamos espetacularmente a medicina e as comunicações etc. Em compensação, tornamos as cidades impraticáveis, disseminamos as drogas, destruímos o cinema e a música popular, triplicamos a pobreza, intoxicamos o planeta com publicidade, carros e agrotóxicos, compramos e vendemos armas, políticos e tudo que pudesse ser negociado -enfim, vamos deixar também uma bela lambança.. 

Nossos netos são a Geração X e Y e os bisnetos são a Geração Z.

Viver é Perigoso




VERGONHA

Viver é Perigoso

PROCURADO


A Central de Mandados de Belo Horizonte ainda não localizou o governador de Minas, Fernando Pimentel, procurado desde o dia 7. A última tentativa foi ontem. A assessoria diz que ele só volta do interior dia 18.
Com a manobra, o governador conseguiu adiar os depoimentos de 34 testemunhas na ação penal em que é réu, que começariam ontem. Cinco pessoas ouvidas pelo gabinete do relator da Operação Acrônimo na última terça-feira vão ter de depor novamente. 
Pimentel é acusado de receber R$ 15 milhões de propina da Odebrecht.

Blog: Deve estar escondido no interior de outro Estado. Em Minas Gerais, certamente já teria sido "entregue" por algum funcionário público com osala´rio atrasado.

Viver é Perigoso