quinta-feira, 26 de abril de 2018

ALGUMA COISA ACONTECE...


Num dia da semana passada, nas primeiras horas da manhã, deixei o carro para revisão na Avenida Pacaembu, em São Paulo, e sai para vadiar utilizando o Metrô.

Andei para lá e para cá por linhas velhas conhecidas e por novas ainda desconhecidas. Quando digo velhas conhecidas é porque realmente são. Trabalhei como estagiário no projeto de aterramento elétrico da linha norte-sul, na época (1973)  indo de Santana até Jabaquara.

Desci na São Bento e andei por algumas horas pela região da 25, "twenty five" para os de casa. Região do Mercado Municipal, onde almocei no "Nico". Multidão caminhando pelas ruas.

Indo daqui para li e aproveitando uma carona fui parar na Faria Lima e mais precisamente no tradicional, chique e caríssimo, Shopping Iguatemi. Pessoal bonito deixando rastros de perfumes inebriantes e exóticos. Nas vitrines, sandálias femininas de R$ 6 mil reais e sapatos de saltos com solas vermelhas, por R$ 12 mil.

Interessante: Em lugares tão diferentes o pessoal usando roupas das mesmas grifes. Os mesmos nomes franceses e americanos nas calças, camisas, óculos, bolsas e acessórios dos transeuntes da região do mercadão e dos Jardins.

Bom, a origem...deixa para lá.

Uma sensação reconfortante sentida nos trens lotados. Devo estar aparentando muita jovialidade nos já bem vividos 70 anos. Nenhum jovem, em momento nenhum, me ofereceu o lugar para sentar.

Ou seria falta de educação ?

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS



Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

Paul Klee
Viver é Perigoso

NOSSA ESCOLA - CONTINUAÇÃO


Resumindo a nota publicada no www.viladeutopia.com.br, de Itabira, sobre o movimento dos universitários do Campus Avançado da Unifei, que desde há muito, não estão se dando bem com o Professor Dagoberto, Reitor da nossa Universidade.

Com a renúncia do Diretor e Vice do Campus, acontecido por divergências com a reitoria da Universidade, realizou-se o processo de escolha para os novos dirigentes. 

Como sempre aconteceu, aguardava-se a nomeação dos mais votados e primeiros colocados (diretor e vice) da lista tríplice submetida ao Senhor Reitor. Para surpresa de muitos, os nomes mais votados foram preteridos em favor dos colocados na segunda posição.

A decisão do Senhor Reitor vem provocando protestos da comunidade universitária. 

Recusando a pecha de ser autoritário com os estudantes, afirmou o Reitor da Unifei que o Campus da Unifei em Itabira só passou a votar em seus dirigentes com essa administração, ou seja, a partir de 2013.”

Consta do site: Sempre se manifestando através de notas, para o Reitor, as críticas que tem recebido são descabidas, inclusive de parte da imprensa itabirana. “Nos causa espanto o fato de mídias locais divulgá-las sem que haja um crivo sobre sua veracidade ou razoabilidade, com a apresentação de apenas uma única versão”, lamentou.

Prossegue o site, foi em um comunicado que o Reitor se posicionou politicamente, justificando a escolha da nova direção do campus local, o que só ocorreu um mês depois da consulta que definiu a posição dos candidatos.

Segundo ele, a sua decisão se deu pela “clara percepção de que aqueles que encabeçam a lista tríplice não têm, em absoluto, aderência alguma aos valores da atual gestão.” Diante dessa constatação, foi que ele não teve dúvida de que os professores escolhidos pela consulta pública se situam no campus oposicionista à sua gestão.

“De fato, se enquadram muito mais na atuação praticada na administração anterior à nossa, tanto é que se empenharam intensamente na campanha do candidato que compartilhou a direção da Unifei até 2012”, referindo-se à gestão do ex-reitor Renato Aquino a quem ele fez oposição, derrotando as chapas de seu grupo nas duas eleições passadas para a reitoria da Unifei.

Dagoberto repudia qualquer afirmação de que busca retirar as conquistas materiais existentes no campus de Itabira. “Até para corrigir falhas absurdas, como privar nossos alunos e servidores de um restaurante universitário, fica evidente que afirmações desse tipo denotam uma visão de tão somente caluniar a atual administração a qualquer custo”.

Registra o "viladeutopia" que no transcorrer das sucessivas crises que desde o ano passado vêm ocorrendo entre o professor Dagoberto, professores e estudantes, a reportagem deste site procurou ouvir, sem sucesso, o posicionamento da direção local e da reitoria.

Blog: Tudo explicado. Embora todos os participantes estivessem cientes das regras estabelecidas e que a palavra final seria do Reitor, esperava-se que posições eleitorais assumidas pelos candidatos em outras eleições não fossem eliminatórias. Isso sim, seria um processo democrático.  Criou-se um clima de animosidade difícil para todos, mais ainda, para os, certamente competentes, diretores nomeados.  

Viver é Perigoso

VENTOS DE GUERRA


É questão de tempo. Acontecerá com, praticamente, todos os políticos brasileiros que ocupam ou ocuparam posições com poder de decisão.

Serão acusados, denunciados, julgados e punidos. É a vida nos novos tempos.

Hoje quinta-feira (26), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais acolheu  o pedido de impeachment do governador petista Fernando Pimentel. 

A razão do pedido, que foi protocolado na Casa no início do mês, leva em conta os atrasos em repasses de recursos à Assembleia e ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Com certeza trata-se de disputa política por espaço nas próximas eleições. Iniciativa do pmdb, que esteve ocupando diversas secretarias no atual governo e com a perspectivas de mudanças, tenta como é do seu estilo, se ajeitar. 

A Assembleia tem 15 dias até o início do funcionamento da Comissão Especial que irá analisar o pedido. A comissão será formado por sete deputados a serem indicados pelos líderes dos blocos. Três integrantes serão do bloco governista, dois do bloco de oposição e outros dois do bloco independente. 

A expectativa é de que os trabalhos desta comissão comecem a funcionar a partir de 16 de maio.

Claro que deverão se compor. Sempre acontece. 

Trazendo o acontecimento para perto, ainda não vemos razões para festa na Administração local, que está atualmente, arqui-inimiga da governo estadual. Se acontecer o rompimento entre o pt e o pmdb no Estado, a recomendação mínima e prudente será a recomendação para tirar as crianças da sala. 

Veremos.

Viver é Perigoso  

CARTA QUE RECEBI


26/4/2018

Ao zelador, agora feito meu criado, ordeno educadamente que utilize seu simplório veículo de comunicação em benefício do Reino.
Não se faz necessário alardear os meus muito e eternos feitos, basta abrandar ( melhor ainda se ignorar) os gritos das meia-duzias que insistem em disseminar picuinhas maldosas, interesseiras e de nenhum benefício ao nosso reino.
Não falemos mais em : operação soledade , zona azul, meu jeitão forte erroneamente entendido como mandão e descontrolado, Mahle e Santa Casa, lombadas, várzea do Ribeirão piranguçu, empreiteiras leais, etc etc etc , a mesma ladainha de sempre.

Um último pedido : não fale em empregos. Quando for questionado a respeito, fale do meu parque, da pescaria comunitária , do meu teatrão, do passeio de helicóptero, Fale do meu ódio ao PT.

Zelador - São estas as coisas que fazem meus súditos felizes.

Majestade Anônima

Viver é Perigoso

A MALA

Viver é Perigoso