domingo, 18 de março de 2018

AMIGO É PARA ESSAS COISAS


Estive na casa do Marcos Carvalho. Visita extremamente prazerosa. O cara conversa, ouve com paciência as nossas conversas e como um médico, no final da consulta, receita livros. Sem o menor ciúme vai até a sua aconchegante biblioteca, separa alguns exemplares e, praticamente, impõe a leitura dos mesmos.

Como estou razoavelmente lido, a mim foram receitados cinco volumes. Dois deles foram lidos de sopetão: "Já podeis da pátria filhos", do João Ubaldo Ribeiro, que não sei como não tinha lido até hoje e "Paris é uma festa", do Ernest Hemingway. No caso, tratou-se de uma releitura.

Impressionante como, passado tempos, a gente vê o livro de outra maneira. Quem não aprecia o Hemingway ? Que por sinal, dizem, é o autor do conto mais curto da história: "Vende-se sapatinhos de bebê, sem uso".

Ainda sobre Hemingway: Quando morava em Cuba, teve um caso com a bela atriz Ava Gardner. Ela foi visitá-lo e nadou nua na sua piscina. Ernest recomendou aos seus funcionários que jamais trocassem a água.

Paris foi uma festa na década de 20. Hemingway descrevendo as ruas, os bares, as comidas, vinhos e sua contando sobre suas conversas Gertrude Stein, Picasso, James Joyce, Ezra Pound e Scott Fitzgerald e Zelda.

Dez anos atrás, tive a oportunidade de tentar fazer as rotas de Hemingway. Uma semana caminhando pelas ruas, pelos cafés (quase todos ainda existem), pelas livrarias e pelas margens do Sena.

Hemingway não deixa deixa quase nada para a gente imaginar. Descreve tudo, o lugar e o momento com poucas e certeiras frases.

No início do mês voltarei ao médico, ou melhor, à biblioteca do Dr. Marcos Carvalho. Lendo, "A Pedra do Reino", do Ariano Suassuna, "As cinzas de Angela", do Frank McCourt e consultando "Um filme por dia", do Antonio Muniz Bandeira, organizado pelo Ruy Castro.

O Dr. Marcos atende pelo SUS, quer dizer, empresta livros.

Viver é Perigoso  
   

MATANDO A CHARADA



Falou-se muito na cidade, desde às vésperas da eleição passada, sobre a implantação de uma empresa americana fabricante de painéis foto-voltaicos. Tratava-se ou trata da Siva Power. Pelas informações está naquela fase vem e não vem. Aguardamos esperançosos.

Mais recentemente tem-se comentado por estas bandas a volta do redirecionamento do desenvolvimento  para a ciência e tecnologia, mormente depois da trégua firmada entre o Executivo Municipal e a nossa Escola.

Duas viagens grupais, a primeira para Florianópolis e a segunda para a Califórnia, teria proporcionado uma aproximação e o consequente entrosamento entre a jovem iniciativa privada, o Executivo e a Academia.

Anuncia-se no momento, a provável vinda para a cidade, de um fabricante de rodas. Conjugando-se rodas, com tecnologia avançada, painéis foto-voltaicos, São Francisco, etc, um grande amigo, orientador sobre assuntos aleatórios, e decifrador de charadas, sugeriu que se trata do mesmo empreendimento. 
Tudo, claro, sem querer confundir. Já basta a confusão com Parque Tecnológico e Parque Municipal.

Faz sentido.

Viver é Perigoso

NÃO ESCAPA UM !


O Sensacionalista - Veja - Primeiros slogans de campanha 

Se você não aguenta mais presidente sendo investigado, vote PSDB.
Geraldo Alckmin 

Tiro, porrada e bomba.
Jair Bolsonaro 

Ciro, porrada e bomba.
Ciro Gomes 

Vote em mim que vou deixar você escolher a família de pobres que vai morar na sua casa.
Guilherme Boulos 

Adoro pobre. Com farofa, então, é uma delícia.
Henrique Meirelles 

Para você que não quer me ver só a cada quatro anos.
Marina Silva 

Vou chorar, desculpe mas eu vou chorar.
Rodrigo Maia

Você não leu errado, sou eu mesmo.
Fernando Collor

Viver é Perigoso

MARGHERITA












Alguma vez pediu uma pizza margherita e perguntou a razão do nome ? 

A crença mais comum foi que Margherita de Saboya, que foi rainha consorte da Itália, visitou Nápoles com seu marido Rei Humberto I, em junho de 1889. 

Essa visita se deu pouco após a unificação de Itália do Norte e Itália do Sul. 

A pizza que a rainha mais gostava era feita com muzzarela, tomate e manjericão, ingredientes que coincidem com as cores da bandeira italiana. Aconteceu a homenagem.

A partir de então, o pizzaiolo, Raffaele Esposito, rebatizou a pizza em honra da rainha.

Viver é Perigoso

PORQUE HOJE É DOMINGO




Junto aos rios da Babilônia nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando de Sião.
Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas,
Pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai-nos alguns dos cânticos de Sião.
Como, porém, haveríamos de entoar o canto do Senhor em terra estranha ?

Salmos 137:1-4


Viver é Perigoso

PELAS BANDAS DE OURO FINO



Aconteceu na Sexta-Feira em Ouro Fino, terra do Deputado Dalmo, que nessas épocas costuma aparecer bastante por estas bandas. 

Presente, o Senador Antonio Anastasia, após ter confirmado a sua candidatura para o governo de Minas, discursou pregando a união do seu grupo político para dar um “basta” ao governo Fernando Pimentel e, por minha conta, lógico, às Operações Investigativas que pululam por Minas Gerais. 

Na alegre foto, Anastasia aparece cercado pelo Dep. Rodrigo Pacheco, que está indo para o Dem, Deputado Bilaquinho de Santa Rita, do Deputado Dalmo, pelo prefeito da cidade e pelo Dr. Mosconi, de Poços de Caldas. 

Tucanou-se geral. Cuidem-se Pimentel, Odair e Ulysses.

Ao fundo, à direita, experiente como é, sabendo bem a hora certa para sair em fotografias, de camisa azul. o nosso Chefe do Executivo.

Pessoal bom de voto. Perspectivas de que tudo voltará a ser como antes, ou não.

Viver é Perigoso

SUTIL INCENTIVO


Segundo informações, a Administração Municipal está centralizando as festas do 199 anos de Itajubá no Parque Municipal. Que é fora de mão, todos sabem.
Mas em boa hora resolveram providenciar condução para o pessoal ir até lá com a criançada e mudar um pouco de ambiente. Isso é bom.

Mas, de forma sutil, a Administração estaria incentivando os itajubenses a copiar o que é feito nas grandes áreas verdes de Paris. Quem que já esteve por lá e não fez um pic nic no Jardin de Luxembourg ?

Basta juntar as crianças, levar uma cestinha de vime, uma toalha xadrez, alguma comida, bebida e frutas. A família senta ao redor e horas agradáveis são passadas. Ficará bem mais em conta. 

O incentivo sutil vem sendo colocado em prática pela Administração, através dos altos preços das bebidas, lanches e guloseimas cobrados pelos comerciantes com suas barracas e quiosques lá instalados, que por certo, não devem estar pagando pouco pelo direito da instalação dos pontos de venda.
,
No mínimo, os preços deveriam ser os mesmos, ou até menor, do que aqueles pagos na cidade.

Mas já valeu.

Viver é Perigoso   

NOS ENCONTRAREMOS LÁ

Cecily Brown - Obra "Jungle Treatment" (2013-2014) 
Cecily Brown, pintora britânica que vive nos EUA, nascida em 1969.
 
Instituto Tomie Ohtake inaugura exposição nesta semana, apresentando obras de Cecily Brown, no Espaço Cultural em Pinheiros, em São Paulo.

Abertura na quinta-feira 22/3, indo até 27/5 . A entrada é grátis.

Anote:

R. dos Coropés, 88, Pinheiros - Ter. a dom.: 11h às 20h.

Viver é Perigoso