quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

SOBRE O BLUES



"Eu te digo o que a liberdade significa para mim: não ter medo."

Nina Simone

Eunice Kathleen Waymon, simplesmente, Nina Simone, que completaria ontem, dia 21 de fevereiro, 85 anos.

Nina Simone nasceu em Tryon, na Carolina do Norte. Em 1939, com seis anos começou a estudar piano. Com dez anos fez seu primeiro recital de piano na biblioteca da cidade. 

Em 1950, Nina saiu da Carolina do Norte para continuar seus estudos de piano clássico em Nova Iorque, na Juiliard Scool. Em 1954 mudou-se com a família para a Filadélfia. Conseguiu um emprego no Midtown Bar & Grill, em Atlantic City. Nessa época passou a adotar o nome de Nina Simone. Por insistência do dono do bar, passou também a cantar jazz, blues e música clássica.
Em 1961 casou-se e em 1962 nasceu sua filha Lisa Celeste Stroud.

Em 1964, Nina Simone foi contratada pela Philips. No álbum “Nina Simone in Concert”, pela primeira vez se referiu à desigualdade social que imperava no seu país, com a canção “Mississippi Goddamn”. A partir de então, sua mensagem sobre os direitos civis passou a ser constante em seu repertório. 

Em 1969, Nina Simone deixou os Estados Unidos, cansada de ser avaliada pela cor da pele, e iniciou um roteiro itinerante. Esteve em Barbados, na Libéria, na Holanda, na Tunísia e na França, onde permaneceu durante 10 anos.

Em 1988, ela se apresentou no Rio de Janeiro e em São Paulo, no extinto festival Free Jazz. Em 1997, desembarcou para uma série de shows no Bourbon Street e no Parque Ibirapuera, ambos em São Paulo. A última passagem foi em 2000 para outra turnê também no Rio e em São Paulo.

Curiosamente, Nina Simone afirmava que sua primeira vinda ao Brasil não havia sido em 1988, e sim nos anos 1960, quando passou um Carnaval no País.

Em 1997, gravou com Maria Betânia, a música “Ready to Sing” (Pronta para Cantar).

Nina Simone tomou o barco em Carry-le-Rouet, França, no dia 21 de abril de 2003.

Viver é Perigoso

AGORA VAI !


O Deputado Bilac Pinto noticiou a entrega à Prefeitura Municipal do projeto de construção do trevo de acesso ao município de Itajubá. 

Segundo o site do Deputado, o projeto de construção de acesso ao município de Itajubá foi finalizado com excelência, após muito esforço, planejamento e reuniões técnicas entre a competente equipe de governo do Prefeito Rodrigo Riera e membros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), 

O projeto foi entregue através do Diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Senhor André Martins. Fez-se presente também durante a entrega do projeto o Superintendente do DNIT em Minas Gerais, o Dr. Fabiano Martins Cunha.

Muito bom. Projeto entregue, passa-se a esperar recursos e a ordem de serviço para a construção.

Sem querer azucrinar ninguém, mas já azucrinando, e presumindo que a foto acima se refira ao noticiado, comentamos:
Elogios para o assessor que providenciou as plaquinhas identificando o Prefeito e o Deputado. 
Mas, sei não, parece o mapa utilizado para abrilhantar e dar ideia de dinamismo na foto está de ponta cabeça. Vide a legenda próxima a mão direita do Prefeito.
Ah! o encontro aconteceu precisamente. às 10:20 horas.

Viver é Perigoso

FINAL DOS TEMPOS



A Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil decidiu ontem (21/2) convocar seus associados a fazer greve em 15 de março. Na data, serão realizados atos em todo o país em “defesa da valorização da magistratura”.

Blog: Quem iria julgar se a greve é legal ou não ?

Viver é Perigoso

JOGO DE PALAVRAS


Ainda sobre a movimentada edição do jornal Itajubá Notícias desta semana. Em destaque absoluto a manchete:

Exclusivo !
Prefeito declara:
"Só dou aumento na passagem de ônibus se for via judicial"

Que fique claro, aumento é uma coisa. Reajuste e recomposição de valores decorrentes da inflação, em cima de índices oficiais, é outra coisa.
Aumento, tirando os aplicados pelo setor público, como em cima da taxa de lixo e iptu, que são aplicados normalmente, é coisa difícil de aceitar nesses tempos bicudos.

A empresa concessionária, caso concorde com a correção conforme a inflação, não estaria aumentado o preço e sim corrigindo.

Se o Prefeito declarasse que "correção de tarifas de ônibus" só por meio de via judicial, seria diferente.

Em tempo, correções em cima de índices oficiais, quase sempre são justas.   

Ainda completando a manchete, a declaração do Prefeito " Santa Casa precisa deixar eu ajudar mais", está fácil de resolver. É só a nossa autoridade maior correr atrás da Fundação Mahle, equacionar as diferenças e rogar para que eles voltem a cooperar decisivamente, como sempre fizeram, para com a nossa Santa Casa.

Viver é Perigoso

DEU VALENTIA NO PEDAÇO


Hoje, comprei e li o jornal Itajubá Notícias. Trata, entre outros temos,  do acontecido na última reunião na Câmara Municipal.
Aconteceu o que acontece em anos de eleições. Alguns vereadores, destemperadamente, abriram a caixa de ferramentas, atacando o Deputado Ulysses Gomes e o Governador Pimentel.
Logicamente, ao se posicionarem, deram um prolongado olhar para as bandas do Pinheirinho, observaram um certo de ar de aprovação e desceram a lenha. É a vida.

Para se ter uma ideia, o Presidente da Casa, engavetando a liturgia do cargo, tratou o Governador por "Pilantrel " e reafirmou que o Deputado Ulysses não tem cumprido com suas promessas.

O recém-chegado na Câmara e antigo assessor de confiança do Prefeito, Sr. Rodrigo Melo, foi mais longe. Reforçou, segundo o jornal, que o Deputado Ulysses teve 12.000 votos na última eleição. Estaria lá há oito anos e só trouxe para Itajubá, no período, meia dúzia de bolas de futebol.

O que esse arroubo juvenil quer dizer ? Sob orientação superior começou a campanha do Bilaquinho para Deputado Federal. Não sei como os edis caíram nessa.

Muita injustiça com o Deputado Ulysses. Somos todos testemunhas, de que mesmo sendo objeto de processo na justiça promovido pelo Sr. Prefeito, tem, dentro de suas possibilidades, contribuído para com o município.

Não é por aí gente. Como não têm ingênuos e bonzinhos do lado ora atacado, que os atacantes deixem às mãos, caixas de primeiro socorros.  Vai sobrar para eles.

Quanto a terrinha ? Não é tão importante assim.

Viver é Perigoso

   

PARA LÁ


O Antagonista apurou que o governador Beto Richa também é investigado pelos crimes apurados na Operação Integração, que prendeu seu assessor Carlos Nasser.

Sua investigação subiu no fim do ano passado para o STJ e foi esquecida dentro de alguma gaveta. O foro privilegiado, portanto, livrou o tucano de ser preso hoje.

Viver é Perigoso

ÓIA AÍ NÓS TRAVEIS !


Operação acontecendo no Paraná. O frete de condução de investigados e materiais apreendidos fica mais barato.

Viver é Perigoso

UFA !


Custa mais sai. A eleição na Fiemg foi marcada para o dia 12 de abril. Quer dizer, confirmação da chapa única.
A posse da nova diretoria está marcada para o dia 24 de maio.
Imagina-se que "campanhas eleitorais" estarão dispensadas.

Viver é Perigoso