Translate

terça-feira, 18 de setembro de 2018

BEAU GESTE


A Câmara Municipal de Itajubá definiu ontem que, na próxima administração, serão onze o número de vereadores. Hoje são dezessete.

Muito bom e um exemplo para ser seguido.

Momento único para registrar o importantíssimo trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade pela TI - Transparência Itajubá.

Ao completar amanhã seus 14 anos de luta, a demorada, convenhamos, decisão do Plenário da Câmara, também é um presente para devotados e heroicos cidadãos que compõe a Transparência Itajubá, pioneiros nessa justa reivindicação. 

A Transparência Itajubá foi criada em 20/09/2004. É uma Associação de voluntários, sem fins lucrativos, apartidária, destinada a promover a defesa do interesse público por meio do combate à corrupção, em defesa da ética e para o pleno exercício da cidadania.

Custou para entendermos a importância da TI para um município do porte e com as características do nosso. Conservador e dominado há séculos pela ideia que o poder dispensa esclarecimentos, elimina discussões sobre o estabelecimento de prioridades, se faz cercando de agregados interessados, pressionando entidades  e amordaçando a mídia.

Já confundimos a determinação da TI com insistência descabida e mesmo falta de habilidade para dissipar nuvens cerradas tão presentes na administração pública. Reconhecemos. Estávamos equivocados.

Sonhamos com o dia em que a TI terá outras preocupações. Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, mais cedo ou mais tarde, terão que cumprir, à tempo, suas obrigações constitucionais. 

Permito-me centralizar num único nome e desta forma homenagear todos os outros combatentes da TI, muitas vezes, até maltratados pelos donos do poder:

Um abraço, Caro Wander Machado.

Viver é Perigoso    

9 comentários:

Anônimo disse...

Zelador
Conceda-me o espaço para voltar 3 anos no tempo e ver o auditório da medicina lotado por
completo em uma audiência pública memorável.
Mais de 50 falas e na ocasião o apelo caiu em ouvidos surdos.
Ontem, o esforço lá de trás colheu seus frutos.
Como se diz em inglês : too little, too late ? não! veio na hora certa certa.
No campo coletivo sempre foi e será assim : uns plantam para outros colherem .
Parabéns a luta da Transparência Itajubá que junto a algumas entidades , então
solidárias, lutaram bravamente e hoje, sem a pretensão da autoria , dividem com os vaidosos
obreiros da última hora, a alegria da conquista.
Há outras alegrias ainda a serem colhidas na hora certa . Esperemos mais dois anos.

observador.

Edson Riera disse...

Observador -

Estive presente naquela noite histórica no Auditório da FMI.

Zelador

Anônimo disse...

Zelador...PARABENS...a vc e a todos pela grande luta, finalmente.
Ao querido Sr. Wander incansável guerreiro; acho que agora com a economicidade destes 6 vereadores da pra economizar e construir um novo prédio la perto do cinema, do Centro administrativo né; chega dos puxadinhos.
Não sei, sera que o repasse para o legislativo também vai mudar, diminuir?Vai vir menos dinheiro? Acho que não . Os salários diminuirão também? Sei não.
Mas o que importa e que serão 11 representantes trabalhando pela nossa querida Itajubá, claro que vão dar conta.
Tava pensando em sugerir a TI fazer uma campanha para ter também 11 secretários municipais no executivo seria de bom tamanho, até acho que com 7 dariam conta. Precisamos enxugar a maquina sempre.
Que bom, as coisas estão melhorando.
Abraços felizes.

Anônimo disse...

No meio desse turbilhão de só más notícias pelo menos uma boa essa da redução do número de edis. Parabéns a todos e é bom lembrar todos os anônimos que também participaram daquela audiência na Medicina. E os que tiveram a coragem de se expressar publicamente. Também aqueles que ajudaram a não eleger vários candidatos que defendiam os 17.cidadão preocupado.

Anônimo disse...



Não esqueça de homenagear a imprensa local que batalhou tanto pelos anseios da população, entidades de classe, igrejas, nosso deputado estadual, enfim.
Lembrar ao ver. Cleber valente e articulador nato, de oferecer uma "Moção congratulatória" para o tio Wander, representante digno deste movimento .

Anônimo disse...



Sugerir também aos diretores da CDL e ACIEI, formarem suas diretorias com 11!
Itajubá é 11!

Anônimo disse...

Como ficou a prestação de contas dessa famigerada AERARSI?

Anônimo disse...

Louvemos os esforços de todos. Cidadãos e entidades. Só lembremos o seguinte: não houve ordem expressa do comando político do Pinheirinho para votar pela manutenção do 17. Como não há possibilidade de re- reeleição deixou a sua base votar favoravelmente à proposta dos 11. Senão.....

Anônimo disse...

Se o rei soubesse que a tal Transparência ia levar parte da glória teria orientado seus vereadores por outro caminho.