Translate

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

MÚSICAS TRISTES


Embora soe contraditório, ouvir música triste pode ser prazeroso. E não só isso: a psicologia diz que, se você preferir esse tipo de canção, significa que é uma pessoa empática. 
Então, é um bom sinal se emocionar até às lágrimas com algumas canções? A plataforma digital de música Spotify realizou recentemente um estudo para revelar quais são as canções mais tristes da história. 
A cada uma das 35 milhões de faixas incluídas na plataforma foram acrescentados metadados que incluem uma pontuação de valência para cada melodia de 0 a 1: “As faixas com alta valência soam mais positivas, alegres e eufóricas; e as com baixa soam de maneira negativa, triste, deprimidas e às vezes inclusive zangadas".

De acordo com esse critério, as canções mais tristes desde 1958 até hoje são:

1. The First Time Ever I Saw Your Face – Roberta Flack (1972)

2. Three Times a Lady – Commodores (1978)

3. Are You Lonesome Tonight? – Elvis Presley (1960)

4. Mr. Custer – Larry Verne (1960)

5. Still – Commodores (1979)

Ao analisar esses resultados, chega-se a uma confusa conclusão. A canção da Roberta Flack que encabeça a lista (e que, aliás, figurou como número 1 durante seis semanas em 1972) não é uma melodia triste por si mesma; pelo contrário, é romântica. O mesmo acontece com Three Times a Lady. 
Mr. Custer, por sua vez, é uma comédia que fala sobre um soldado que não quer lutar. Talvez as canções de Elvis Presley e Still, dos Commodores, possam de fato ser descritas como tristes.
Então, será que as máquinas conseguem detectar algo tão subjetivo e pessoal como a tristeza numa canção? Charlie Thompson, especialista em big data, fez um estudo similar ao do Spotify para medir a tristeza das canções da banda britânica Radiohead:
"É difícil para uma máquina saber quanta nostalgia há nas canções, porque ela não tem as mesmas habilidades humanas para conhecer o contexto que cerca a pessoa e suas lembranças. Por isso, sempre é bom complementar estes estudos com análises psicológicas e assim obter resultados mais precisos".

El País 

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: