Translate

domingo, 24 de junho de 2018

MOMENTOS MÁGICOS


Dizem que o futebol começou a ser jogado na China entre 3.000 e 2.500 a.C. Diante da dinastia do imperador Huang-ti, era costume chutar os crânios ou cabeças dos inimigos.

Homero, no livro Sphairomachia cita um esporte com bolas que acontecia no século I a.C em Esparta. A bola era feita com bexiga de boi.

Todos sabem que na Itália o futebol é chamado de calcio. O esporte teria sido criado em 1580, em Florença por Giovanni di Bardi. Por isso é chamado de calcio Florentino.

De forma oficial, aprendemos que o chamado Football Association foi criado em 1848 na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Suas regras foram estabelecidas em 1863.

A Copa do Mundo, no decorrer dos tempos, tem sido o evento mais assistido no planeta.

Dois momentos marcantes e emocionantes aconteceram na Copa do Mundo, ora realizada na Russia. Ambos envolveram a seleção do Panamá, estreante em Copas de Mundo.

O primeiro e inesquecível, também considerando o profissionalismo e os interesses que cercam o evento, foram as lágrimas derramadas pelo Roman Torres, capitão da equipe, por ocasião da execução do hino nacional do seu País.

O segundo aconteceu hoje, quando o placar indicava Inglaterra 6 x 0 Panamá. Aos 31 minutos do segundo tempo, num esforço físico supremo, Felipe Baloy conseguiu o tento de honra do seu time e primeiro goal marcado pelo sua seleção numa Copa do Mundo.

Um contentamento extraordinário dos torcedores panamenhos presentes. Alegria inconteste dos jogadores. Sorriso de realização alcançada do técnico do time.

Emoção dos que assistiam.

Obs: Quando criança, com menos de 10 anos e morando no Bairro da Varginha, próximo ao Batalhão, fui algumas vezes buscar bexiga de boi no matadouro municipal, que funcionava onde hoje está o Colégio João XXIII. Devidamente cheio de ar era usado nas "peladas de rua". 

É a vida...

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/06/paul-mccartney-faz-show-surpresa-no-carpool-karaoke-de-james-corden.shtml

Edson Riera disse...

Paul -

Cantando em festa de casamento ? Logo poderá apresentar-se no Parque de Exposição. Ou melhor, no lago.

Zelador