Translate

quinta-feira, 24 de maio de 2018

NOSSA ESCOLA - NOTA DE PESAR


Li hoje no site da nossa Escola, Unifei. Surpreso com a publicação. Concordando porém com todo o expresso. Aliás, bem oportuno. 

09 de maio de 2018

O caso do prédio que desabou no centro da cidade de São Paulo mostra que os verdadeiros invasores do patrimônio público são, de fato, não a massa de indigentes e desvalidos, mas o Estado, que, em todas as suas esferas, se esquiva de suas responsabilidades básicas e, por consequência, denigre a dignidade dos brasileiros mais desfavorecidos, pois que lhes são sistematicamente negadas as condições humanitárias mínimas de sobrevivência.

Graças ao atual modelo político vigente, parte significativa das legendas políticas das mais variadas tendências têm dado guarida a grupos que se alternam na prática da extorsão de nossas instituições e empresas públicas. Esse estado de coisas vai contra ao fato de que o Estado deveria ser, tão somente, o mantenedor das ações de cidadania por meio da educação e da saúde, assim como o executor de políticas sérias de segurança e justiça social.

O que se observa é, justamente, uma inversão desses valores constitucionais, com o Estado aliado à parte do partidos políticos e organizações variadas que, conjuntamente, nada mais são do que mercadores do sofrimento alheio. Situação abjeta quando observamos, por exemplo, segmentos privilegiados recebendo auxílio-moradia ao lado da omissão e do descaso na manutenção de verdadeiros depósitos de gente, nos guetos de muitas favelas e nos prédios abandonados. A trágica síntese de que o direito constitucional ao abrigo, à moradia é vilipendiado por aqueles que deveriam ser seus garantidores.

A queda do edifício do Largo do Paissandu é a “bola da vez”, e existem tantas outras que, daqui a pouco, cada uma delas vai ser obscurecida pela nova desgraça do momento.

O período eleitoral se aproxima e, mais uma vez, nossa instituição, assim como as demais, será obrigada a seguir regras de conduta sobre como deveremos nos conduzir nesse período. Pois fica aqui a reflexão de que talvez consigamos reduzir essa absurda insensatez coletiva que nos tem permitido substituir a razão pela emoção e pelo fanatismo se nos devotarmos à criteriosa seleção na escolha daqueles que nos governarão e legislarão.

Dagoberto Alves de Almeida

Reitor da Unifei

Viver é Perigoso

3 comentários:

Anônimo disse...

Ué?! Me explique: A UNIFEI não petista??

Não assinou aquele carta de apoio a Dilma e contra o "golpe".
Como pode agora reclamar daqueles que se apoderam do estado?

Tempos estranhos estamos vivendo caro Zelador!!

Anônimo disse...

Comprovação do golpe já chegou!
É só ver os jornais.
Inflação camuflada, combustíveis em alta e enriquecendo meia dúzia de especuladores,
elétricas inda para mão dos chineses (a troco de??),corrupção continua (ué, não foi este o motivo de tirar o PT?), Embraer sendo entregue aos americanos, aço brasileiro sofrendo restrições e gerando mais desemprego aqui (aliás, chegando a 15%), etc...
Tamos lascados
Colega de 87

Edson Riera disse...

Colega de 87 -

A única coisa que tem funcionado no País, mesmo lentamente, é o encaminhamento de corruptos para a cadeia. Já é alguma coisa.

Oremos.

Zelador