quarta-feira, 1 de novembro de 2017

CANTINHO DA SALA

John Atkinson Grimshaw
John Atkinson Grimshaw nasceu em Leeds, na Inglaterra, em setembro de 1836. Tomou o barco, na mesma cidade, em outubro de 1893. A obra acima está exposta no Leeds City Art Gallery. O mestre das cenas noturnas.

Viver é Perigoso

CORRUPTO ATIVO OU PASSIVO ?


"No caso do Brasil, a dúvida é entre corrupção passiva e corrupção ativa. Quando termina uma e começa a outra?

Lula, por exemplo, vive sendo denunciado por ter recebido recursos ilegais quando era presidente, o que significa corrupção passiva. Mas alguém imagina Lula sendo passivo em alguma operação?

Se, fora do trono, ele continua a dar broncas, se achar Deus e ameaçar meio mundo, imagine como não era quando tinha a caneta na mão e a certeza de que, ungido por si próprio, sua vontade era a lei."

Ruy Castro

Viver é Perigoso

ÍNDICES DE REJEIÇÃO


Numa conversa entre um grupo de amigos, como é impossível não acontecer nos dias de hoje, o assunto descambou para a política. Uma unanimidade nunca vista. Todos decepcionados, indignados e sem expectativas favoráveis.

Foi colocado em pauta o sentimento de desprezo com relação aos políticos profissionais, conforme pesquisas publicadas pelos grandes jornais do País.

A discussão concentrou-se no índice de 93% de rejeição nacional, alcançado em curtíssimo prazo de tempo, pelo Senador Aécio Neves. Uma queda livre sem precedentes.

A explicação, aceita por todos, foi feita por uma atenta Senhora:

- Não se tratou de um político a mais apanhado num erro absurdo. Foi muito mais. Soma-se ao erro de comportamento, o esfacelamento de uma esperança, conforme demonstrado pelos milhões de votos na última eleição presidencial.

Pois é...

Viver é Perigoso 

ALZHEIMER MUNICIPAL


Faz todo o sentido o editorial do jornal Itajubá Notícias, desta semana, tratando do projeto da Câmara Municipal que elimina o feriado do 19 de março, quando se comemora o aniversário de Itajubá, e cria o feriado municipal de 15 de setembro, em homenagem a padroeira N.S. Soledade.  

"...Respeitamos todas as religiões, todos os credos, e reconhecemos a predominância, ainda, do catolicismo apostólico romano no nosso país, e entendemos que todos têm direito de homenageá-las, sejam aos Santos, sejam aos Profetas, sejam a quaisquer divindades. Mas trocar um feriado por outro é como cassar a homenagem prestada a um cidadão ou evento qualquer que denomina uma rua, praça ou avenida, para dedicar tal homenagem a outro evento ou cidadão, apenas por questões de natureza política. É certo que não mais comemoramos o dia 19 de março como antigamente, assim como não comemoramos o dia 7 de setembro, o que é lamentável. Agora, extinguirmos pura e simplesmente o feriado, que é uma homenagem ao evento do nascimento de Itajubá e seus fundadores, dentre eles o Padre Lourenço da Costa Moreira que, salvo quanto à avenida que (ainda) leva seu nome, nenhuma outra homenagem recebe, não faz qualquer sentido, ainda que seja para ser substituído pela homenagem à mãe de Jesus Cristo. Se é Lei, tem que ser respeitada. Pena que o cumprimento das leis em nosso país seja seletiva."

Blog:  Comprovadamente, Itajubá não dá muita importância para a memória. Repetimos uma antiga e constante cobrança do "viver é perigoso".

Numa justíssima homenagem, no dia 11 de dezembro (1969) foi publicada no "Minas Gerais" a Lei Estadual 5380 de 4 de dezembro de 1969, dando a denominação de “Ginásio Prof. Henrique Marques da Silva - “SURICA” , à quadra coberta do Itajubá Tênis Clube, da Cidade de Itajubá. O Professor foi conhecido por todos os itajubenses como Professor Surica. 
Homem de grande valor que dirigiu o esporte itajubense. Grande educador e por muitos anos Professor de Educação Física do Colégio de Itajubá. Personagem inesquecível.

No dia 5 de fevereiro de 1970, Itajubá perdeu em um acidente trágico o seu competente e admirado Prefeito Tigre Maia. A cidade ficou abalada com a perda.
No dia 12 de maio de 1970, o Vereador Domício Guedes apresenta na Câmara o Projeto de Lei 1.164, dando o nome de Quadra de Esportes Tigre Maia (em construção em convênio com a Diretoria de Esportes do Estado) à quadra coberta do ITC. No dia 21 de maio de 1970, foi publicada a Lei Municipal 883 dando a denominação de "Tigre Maia" à quadra coberta do Itajubá Tênis Clube, da cidade de Itajubá, assinada pelo então Prefeito, Luiz Chaves.
Lembrem-se: Pela Lei Estadual 5380 de 04/12/69, o ginásio já tinha sido denominado Professor Surica. 
Com toda a nossa admiração pelo Capitão Tigre Maia, que também foi homenageado com o nome dado a uma importante rua do Bairro BPS. Posteriormente, dizem que foi dado o nome de Professor Henrique Marques da Silva, a uma rua num loteamento nas proximidades do Batalhão.

A família, os ex-alunos e amigos ficaram tristes. As autoridades sempre cobradas e lembradas, como dizem na Boa Vista, é claro, "saltam de banda".

Viver é Perigoso


UM GRANDE EXEMPLO

Viver é Perigoso