terça-feira, 31 de outubro de 2017

SÓ BLUES



Viver é Perigoso

TEMPOS PARA ESQUECER


Todos têm acompanhado as comemorações dos 500 anos da Reforma Religiosa.

Pouco se tem falado no triste período da Contra-Reforma. De maneira bem simplificada:

Para tentar barrar o avanço do protestantismo, após a Reforma Protestante, o Papa Paulo III convocou um concílio para a cidade italiana de Trento. O Concílio de Trento foi realizado entre os anos de 1545 e 1563. Vários assuntos foram discutidos e várias ações entraram em execução.

Principais decisões tomadas :

Retorno da Inquisição - O objetivo era vigiar, perseguir, prender e punir aqueles que não estavam seguindo a doutrina católica. Milhares de protestantes, judeus e integrantes de outras religiões foram perseguidos e punidos pelo Tribunal do Santo Ofício.

Criação do Índice de Livros Proibidos (Index Librorium Proibitorium) - Relação de livros contrários aos dogmas e ideias defendidas pela Igreja Católica. Os livros apreendidos eram queimados. Quem fosse pego com materiais deste tipo receberia punições severas. Vários escritores, muitos deles cientistas, foram presos e condenados por escreverem livros com ideias não aceitas pelos católicos. Era uma forma de barrar o avanço de outras doutrinas e manter o controle cultural nas mãos da Igreja Católica.

Criação da Companhia de Jesus - os integrantes desta companhia eram os jesuítas. Estes foram encaminhados aos continentes africano, americano e asiático. Tinham como objetivo principal transformar os nativos em novos católicos, através da catequização (ensino da língua portuguesa, doutrina católica e hábitos europeus). Os índios brasileiros foram catequizados por jesuítas como, por exemplo, Padre Manoel da Nobre e José de Anchieta.

Viver é Perigoso


QUE PAÍS É ESSE ?


Vai o Ministro da Justiça, Torquato Jardim, e declara que o governador do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Pezão, e o secretário de Segurança do Estado, Roberto Sá, não controlam a Polícia Militar. O comando da PM no Rio decorre de “acerto com deputado estadual e o crime organizado.” E mais: “Comandantes de batalhão são sócios do crime organizado no Rio.”

E daí ?

Viver é Perigoso

PARECE MAS NÃO É !


O ministro Gilmar Mendes, do STF, que está ficando conhecido como defensor dos fortes e opressores e também como protetor padrão de colarinhos brancos, concedeu habeas corpus suspendendo a transferência do ex-governador Sérgio Cabral para um presídio federal no Mato Grosso do Sul.

Tudo é relativo nas questões de espaço e tempo. 

Vivesse o Sr. Mendes em Chicago em 1931 e ocupasse função equivalente, possivelmente, o Sr. Alphonse Gabriel, condenado por crimes diversos a 11 anos de prisão e cumprindo pena em Atlanta, não tivesse sido transferido para Alcatraz. 

Também, possivelmente, o Sr. Alphonse "Al" Capone teria conseguido a sua condicional antes de 1939 e  ter ido morar em Palm Beach, na Flórida, como aconteceu. 

Viver é Perigoso

O CASO É MAIS SÉRIO DO QUE PARECE


O ex-senador e atual vereador de São Paulo, o petista, Eduardo Suplicy, dormiu na noite dessa segunda-feira (30) para terça-feira (31) em um barraco na ocupação do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Já o Caetano Veloso, queria apenas cantar.

Em outros tempos, na Boa Vista, é claro, diriam ao tomar conhecimento de atitudes estranhas como essa: 
" será que não tem ninguém da família, ou mesmo um amigo mais chegado, para dar um toque ? "

Viver é Perigoso

14 ANOS DE TRAVE$$URAS !

Viver é Perigoso