domingo, 15 de outubro de 2017

SOB A LUZ DE VELAS


"Acredito que aquilo em que nos transformamos depende do que nossos pais nos ensinam em pequenos momentos, quando não estão tentando nos ensinar. Somos feitos de pequenos fragmentos de sabedoria." 

Humberto Eco

Viver é Perigoso

ULTRAPASSANDO OS LIMITES


Não me lembro de nada, mas eu tinha 15 dias de vida, na Boa Vista, é claro, quando no dia 14 de outubro de 1947, portanto há 70 anos, Chuck Yeager, pilotando um Bell X-1 ultrapassou a barreira do som pela primeira vez. Aconteceu no deserto de Mojave, na Califórnia.
Aventura não faltou na vida de Chuck Yeager, nascido na Virgínia e que se tornou um dos melhores pilotos de caça da Segunda Guerra. Realizou mais de 60 incursões sobre o território inimigo e abateu 13 aviões alemães.
Foi como piloto de provas da Força Aérea Americana, que obteve o reconhecimento internacional ao ser o primeiro a ultrapassar a barreira do som (1.011 km/h).
Yeager, chegou ao posto de general.

Viver é Perigoso 

TRISTE REALIDADE

Que a situação da saúde no País está caótica todos sabem. As razões, também são do conhecimento geral. Mas alguma coisa, principalmente quando está no nosso alcance, pode e deve ser feita. É impressionante o número de reclamações sobre o atendimento no Pronto Socorro do Hospital Escola de Itajubá. Perfeitamente entendível o desabafo das pessoas. Imagino que ninguém procura o Hospital sem dor, preocupação e incertezas. É a vida.
Deparei com o comentário postado no Facebook pelo Dr. Vereador Ricardo Zambrana. Diferenciado, uma vez que o Dr. Zambrana deve conhecer detalhadamente o assunto, uma vez que foi Secretário Municipal da Saúde na Administração anterior. Importante ressaltar que os protagonistas, tanto da Prefeitura, como do Hospital, são os mesmos.
Dói voltar no assunto da reunião promovida pela Câmara Municipal para tratar do assunto, quando não deram o ar da graça, representantes da Prefeitura e tão pouco do HE.
Claro, lógico e evidente, que por divergências políticas ou outras.
Que caiam na real e reconheçam que não são donos da Prefeitura e nem do Hospital. Lamentável que tudo na terrinha tem que acontecer a forceps. Ou via Ministério Público ou via CPI. 
Juízo Moçada ! 


Viver é Perigoso

AO MESTRE COM CARINHO


Todos os dias são Dia do Professor. Aprendi uma pouco mais ou um pouco menos com todos eles. Acreditem, com um deles, aprendi até como não ser. Privilegiados aqueles que foram alunos do Dr. Estácio Tavares, Nélio Tenório, Júlio dos Santos, Olavo Bilac, Prof. Surica, D. Alcina, só para falar daqueles do Ginásio.

Sempre estou relendo sobre o admirável relacionamento entre aluno e professor descrito no livro "A última grande lição - O sentido da vida".

É a história de um aluno que reencontra o seu Professor após vinte anos, quando o mestre está nos seus meses finais de vida, face a uma doença terminal.

Transcrevo um trechinho que está grifado desde a ocasião em que li em 2004, com o velho Professor falando para o amigo e ex-aluno:

" A verdade é que não existe base, não existe um fundamento sólido no qual as pessoas possam se apoiar hoje em dia, a não ser a família. Depois que adoeci, isso ficou claro para mim. Quem não tem o apoio, o amor, os cuidados de uma família, não tem muito com o que contar. O amor é supremamente importante. Como disse o nosso grande poeta, Auden, amem-se uns aos outros, ou pereçam"

Uma vida cercada por professores. Minhas sete irmãs são professoras, muitas das minhas sobrinhas, como também a Sonia e a nossa filha Rachel.

Não aprendo mais é de ruim.

Viver é Perigoso 

MOÇA BONITA




Na última sexta-feira, 13, ocorreu o Baile de Gala da amfAR em Los Angeles, nos Estados Unidos, e a homenageada da noite foi Julia Roberts. A atriz ganhou um prêmio por seu apoio na luta contra a Aids, e ganhou até música especial para ela.

O vocalista do Coldplay, Chris Martin, subiu ao palco, pegou o microfone e começou a cantar trechos de Pretty Woman, de Roy Orbison. A música foi tema do filme Uma Linda Mulher, de 1990, que consagrou Julia como grande atriz de Hollywood.

Foi uma bela homenagem, sem dúvida. Mas com o Roy Orbison, continua imbatível.

Viver é Perigoso

PORQUE HOJE É DOMINGO



Viver é Perigoso