quinta-feira, 13 de abril de 2017

CANTINHO DA SALA

Jackson Pollock 
Viver é Perigoso

GRAVADO FOREVER

Foto Nilda Bitencourt
Dificilmente, alguém na terrinha não tem próximo de si uma gravação feita pelo João Guanabara. Um grande amigo há séculos. Quem não recebeu uma singela homenagem nos últimos 44 anos ? Uma placa, uma medalha ou uma aliança ?
Na certa a gravação foi feita pelo João. Homem de bem, participativo, família íntegra e com a Therezinha, famosos pés de valsa.
Bateu uma sofrência danada ao saber que a loja na Rua Nova fechou.
Aguardamos e esperamos que o João não abandone a lida.
Guardo com carinho as três placas que foram dadas por bons serviços prestados. Medalhas ? duas simbólicas por ter participado de eventos como figurante. Importantes: gravadas pelo João.
Passaram pela cidade, foram homenageados e devem ter suas placas nas estantes, o Thomas Koch, um dos maiores tenistas brasileiros, o nosso atleta olímpico (o único), Chiquinho Castro, o navegador Amir Klink e claro, o também meu amigo, Pedro Catita, por um belíssimo goal feito num campeonato de veteranos do Clube Itajubense, que foi lhe entregue, numa cerimônia emocionante, pelo então Prefeito Chico Marques.

Vamos adiante, Caro João.

Viver é Perigoso    

CHEGA DE INTERMEDIÁRIOS

Viver é Perigoso

ASA DA XÍCARA


Deu discussão na internet a manchete do jornal Itajubá Notícias desta semana. Versa sobre possível tratativa dos senhores vereadores em tratar da legalização do 13º salário. No deles próprios.
Esclarecido que o assunto sequer foi colocado em pauta na Câmara Municipal. Teria sido conversa de corredores.
Em princípio, saiu-se bem na fita do Vereador Guadalupe, Presidente da Casa, que teria afirmado que o momento não é propicio para tratar do assunto.
A manchete foi acompanhada de fotografia de uma sessão ordinária acontecida em outra oportunidade. Normal o jornal buscar em seus arquivos fotográficos.
Tudo simples, não fosse os ariscos leitores, entre os quais me incluo, buscar descobrir o lado do posicionamento da xícara.
Teria sido, dado o relacionamento próximo existente entre o Semanário e a Administração, o envio de um míssil desgastante para os Vereadores independentes, que cumprindo a sua missão, fiscalizam com destemor ?
Creio que não. Ao meu ver foi uma cutucada do Jornal no próprio Chefe do Executivo, que como todos acompanham, teria recebido o benefício do 13º salário nos anos do seu mandato anterior, mesmo sem a proteção de uma lei municipal estabelecendo o direito (exigência do STF).
Quem irá mexer com esse assunto nesse momento ? 
Concluindo, a asa da xícara está onde sempre esteve, ou seja, do lado de fora.
É a vida...
Obs: Lado bom: Ficamos sabendo que a excelente Maria Paula está no jornal Itajubá Notícias.

Viver é Perigoso  

MELHOR ASSIM

Isso seria muito bom.

O site do jornal Itajubá Notícias, li agora á noite (12 de abril) , noticia que a nossa Faculdade de Medicina recebeu um selo de acreditação oferecido pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Educação Médica. Outras 18 escolas médicas também foram acreditadas.
Aconteceu no dia 7 de dezembro de 2016.

Para ser acreditada pelo Saeme, a instituição precisa cumprir uma série etapas que incluem desde o preenchimento de um questionário online até visitas in loco, envolvendo dirigentes, docentes, estudantes e técnicos da escola, representantes da comunidade, da rede de saúde local e a equipe de avaliadores. A certificação vale por três anos, quando então os cursos serão reavaliados. 

As escolas contempladas se inscreveram na primeira edição do Saeme, realizada este ano. Em 2017, haverá uma nova etapa, com previsão de avaliar 50 outros cursos. 

Por outro lado, conforme, preocupadamente, comentamos no "viver é perigoso", o RUF - Ranking Universitário da Folha, que realiza uma avaliação anual do ensino superior, em 2016, trouxe a nossa Faculdade de Medicina na posição 206º, entre 211 avaliadas.

Debalde procuramos informações a respeito.

Seria bom que o Itajubá Notícias buscasse esclarecer a possível discrepância. Esperamos que a Folha de São Paulo esteja enganada.

Viver é Perigoso