Translate

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

MOÇA BONITA


Jane Seymour Fonda, simplesmente, Jane Fonda. Atriz, escritora, ativista política de esquerda, ex-modelo e guru de exercícios físicos. Completa hoje 80 anos. Nasceu em Nova York.

Filha do ator Henry Fonda, Jane estreiou no cinema em 1960 no filme Tall Story, ao lado de Anthony Perkins. Fez sucesso com Cat Ballou (1965) e Barbarella(1968). Em 1971 recebeu seu primeiro Oscar de melhor atriz pelo filme Klute. Em 1978 recebeu novamente o prêmio pelo filme Amargo Regresso.

Foi casada com o cineasta francês Roger Vadim, de 1965 a 1973, tendo com ele a filha Vanessa. Em 1973 Jane casou-se com o então ativista político e depois senador Tom Hayden, um dos ícones da nova esquerda dos EUA. Com Hayden, Jane teve Troy Garity. Os dois também adotaram Mary Luana Williams.

Após seu casamento (1991) com o empresário das comunicações e milionárioTed Turner, então dono da rede da CNN, Jane decidiu se aposentar da carreira de atriz e passou a se dedicar exclusivamente a produzir vídeos sobre ginática aeróbica e preparação física que se tornaram um grande sucesso.  O casamento duraria até o ano de 2000. 
Jane  vive hoje em Atlanta, no estado da Geórgia.

Viver é Perigoso

2 comentários:

Alaor disse...

Riera

Não da pra falar na Jane Fonda sem citar um dos melhores filmes de todos os tempos "They Shoot Horses, Don't They?"
Abraços

Alaor

Edson Riera disse...

Alaor,

Sem dúvida nenhuma. A noite dos desesperados.

Abraço,

Riera