Translate

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

O PÉ DE PORCO


Deu no Jornal  "Itajubá Notícias" o fechamento da tradicionalíssima Cantina Pé de Porco. Caso não se reverta, mais uma página da história da terrinha está sendo virada.

Naquele local, o Pé, como é tratado pelos de casa, estava há 54 anos, desde que substitui o também famoso na época, "Gruta da Onça".

Boas lembranças do Sr. José e de toda sua família. De muitos anos para cá, sob o comando do Ronaldo, da Marly e dos filhos.

A minha geração (estava com 16 anos) esteve no "Pé" desde a sua inauguração. As primeiras cervejas para dar coragem para aproximar-se da mocinha que fazia participava do footing da Praça, do "esquenta" para ir aos bailes do Clube Itajubense e o "Cinzano com Cachaça" para tentar esquecer um "fora" levado .

Lá aconteceu a despedida de civil ao sentar praça no batalhão e a comemoração, um ano depois, quando do desligamento do Batalhão. A festa da aprovação no vestibular na Efei, a comemoração da formatura e a oficialização como Central de Encontros, a cada 5 anos, da Turma de 1973 (devidamente registrados, com placas comemorativas fixadas nas paredes, sempre providenciadas pelo Walter Bianchi).

As passagens pelo "Pé " foram se espaçando, mas desde a sua inauguração e funcionamento naquele lugar, se passaram 54 anos. Grandes amizades construídas e porque não, muitos muros políticos, onde muitos se situaram de um lado  ou do outro. Mineiramente, a maioria continua posicionada sobre.

Período movimentado os anos que tiveram os nossos amigos portugueses à frente das empresas Cabelte/Cabelauto. Eles adoravam o bar e foi inesquecível a presença do (caso houvesse monarquia) Rei e da Princesa de Portugal em um almoço, quando, atendendo ao pedido de um importante convidado, foi servida uma suculenta feijoada acompanhada de salada de alface.

Com a permissão do Sr. Zé, para lá foi levado, pelos idos de 1972, um dourado de 6 kgs, capturado pelo Sr. Zé Riera, assado no forno da Padaria Boa Vista e servido durante um almoço de estudantes de engenharia.

Tudo passa, exceto a lembranças de momentos decisivos. No "Pé", aconteceram muitos deles.

Viver é Perigoso

      

5 comentários:

Anônimo disse...

Fechou Riera? Q triste ! Ta difícil aí na terrinha, estes dias foi a Guanabara, e assim vamos indo....mais uma moção de tristeza para a Câmara homenagear ... Merecem sao trabalhadores do bem ou melhor da feijoada semanal!!! Olha o Santi aí preparando uma festa pra eles , vc conhece vc confia!🐂🐂🐂🐷🐷🐷🐷porquinho.

Anônimo disse...

Que coisa heim?

Anônimo disse...

a cidade esta se modernizando. primeiro a guanabara se foi agora o pe de porco .. sai de cena dois icones da antiga itajuba e chegam. . bem .. chegam .. é. . nao chega nada .

Edson Riera disse...

Nada,

Tem um parque e chegarão cinemas, 4 salas de um golpe só.
Empregos ? Ano que vem chegarão.

Zelador

Trajano Roberto disse...

ja fechou?
infelizmente nao houve tempo para pagar uma divida que contrai de uma refeicao no pe de porco nas decadas de 80.
Confio que a divida ja tinha sido perdoada.

Trajano Roberto
EFEI
Eletrica / Eletronica Dez/1987