sexta-feira, 13 de outubro de 2017

O MUNDO NÃO CABE NUMA FRASE


Gostava e gosto muito dos escritos do jornalista Daniel Piza, que tomou o barco, com muita antecedência, aos 41 anos, em 30/12/2011, aqui pertinho. Em Gonçalves, onde estava com a família.

Escreveu Daniel Piza no livro "Aforismos Sem Juízo" - Não existe liberdade sem solidão.

Prosseguindo: 
"Somos criados á base de frases feitas. Há chavões universais e nacionais que os mais velhos repetem para os mais novos como se a mera repetição já fosse sinal de validade total e eterna. 
Na dúvida sobre o que pensar e dizer apela-se ao lugar comum. E assim passamos a vida ouvindo que "A esperança é a última que morre", "Pense duas vezes antes de agir", "Falar é fácil", "Nunca desista", "O tempo é o melhor remédio", "A primeira impressão é a que fica"; que é preciso ser humilde, resistir às tentações, seguir o coração, não discutir, etc.
Alguns desses bordões são frases de grandes autores que acabaram distorcidas pelo uso, como "O coração tem razões que a própria razão desconhece (que é de Pascal) e muitas mais.
Isso mostra duas coisas. Primeiro, que as pessoas tendem a se aferrar a conceitos estabelecidos, por insegurança, e que raramente se dão ao trabalho de contestar sua consistência. Segundo, que as frases são elementos poderosos em nossa estrutura mental, que temos essa necessidade de uma síntese, de um conceito traduzido em sintaxe.
Logo, talvez o melhor antídoto para esses provérbios moralistas ou conformistas sejam frases que os ponham em dúvida, antiprovérbios, mínimas em vez de máximas, adagas em vez de adágios. São os aforismos, ou definições, em grego. A partir dos franceses, precursores do iluminismo, eles ganharam forte dose de ironia, de reação espirituosa ao consenso.
Um aforismo é um pensamento que corre por fora - e que pode chegar primeiro, se alimentado com humor. Divergir é divertido."

Presenças constantes no Blog "Viver é Perigoso": Samuel Johnson, Shaw, Wilde, Emerson, Mencken, Bierce, Nietzche e logicamente, Millor Fernandes.

Segundo Daniel Piza, é de Karl Kraus o melhor aforismo sobre aforismos: " O aforismo ou é uma meia verdade, ou uma verdade e meia"

É a vida... (que também não deixa de ser um aforismo"

Viver é Perigoso (que também não deixa de ser um aforismo)   

Nenhum comentário: