Translate

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO


Em 2011, na gestão do governador tucano Antonio Anastasia, o não pagamento do piso nacional aos professores da rede estadual levou os docentes, liderados por Beatriz Cerqueira, presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), a protagonizar a mais longa greve da história. Foram 112 dias de paralisação em todo o Estado.

Uma das principais promessas de campanha que elegeram o petista Fernando Pimentel ao Palácio Tiradentes está sendo descumprida. O reajuste anual definido pelo Ministério da Educação sobre o piso nacional dos professores, retroativo a janeiro de 2017, ainda não foi pago, e não há previsão de pagamento. 

A presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), Beatriz Cerqueira, que esteve entre os mais fortes cabos eleitorais de Pimentel em 2014 reconhece o problema e critica o governo. No entanto, a postura do sindicato agora é diferente daquela de quando lidava com a gestão do PSDB no governo do Estado. Apesar das queixas, o Sind-UTE descarta a possibilidade de uma greve.

O secretário adjunto de Educação, Wieland Silberschneider, reconheceu o problema e explicou que o Estado ultrapassou o índice máximo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Temos uma restrição legal, mas reafirmo o compromisso de implantação desse quesito quando forem superadas as condições impeditivas”, argumenta Silberschneider.

(O Tempo)

Viver é Perigoso

8 comentários:

Unknown disse...

Riera

Mas na época do Anastasia se dizia que as contas de Minas estavam saneadas , graças ao choque de gestão do Aecim , e hoje se sabe das condições precárias do Estado .
São tempos diferentes .

Alaor

Edson Riera disse...

Alaor,

Naquela época, o governo Dilma ainda não tinha esfacelado todo o País.

Riera

Unknown disse...

Zezinho

Em 2011 o país era outro .A crise ainda estava longe . Realmente foi falta de priorização da educação , isto aconteceu em todos os governos do PSDB . Em MG os recursos se esgotavam com o Centro Administrativo .
Mas tudo bem , demorou mas , vc está reconhecendo que o governo do Lula foi bom e que o erro foi eleger o poste .

Alaor

Anônimo disse...

Zelador! MG tem o governo q merece graças aos petralhas e imagino q vão engolir a Copasa, Cemig, Bdmg, Codemig numa velocidade incrível, vai dar tempo, e espero que se reelejam para acabar de vez com o estado e que estes petralhas comam sabugo depois! Vivendo e aprendendo .... Rico

Edson Riera disse...

Alaor,

O Brasil já estava lascado. O mundo e o seu mercado era outro. O Lula foi um prevaricador. Desde o mensalão e outros rolos. Pior, ele foi o único responsável por empurrar a Dilma pela garganta dos brasileiros mais humildes.

Dia após dia, uma verdade vem a tona. O Sr. Silva passará uns bons anos na prisão.

Também irão seus parceiros do PMDB, PP e etc. Os adversários de araque do PSDB seguirão o mesmo caminho.

Nada se aproveita.

Qualquer obrigação de gestor que tenham cumprido fica diminuída, desmoralizada, pela proliferação dos mal-feitos.

Zelador

Edson Riera disse...

Rico,

Verdade.

Zelador

Anônimo disse...

Zelador,
Perai, ver gente defender lula, dilma, pt , ai meu caro, é demais...to fora.
Acho q fizeram, lavagem cerebral , petralha bom e petralha desempregado...

Petra

Edson Riera disse...

Petra,

Penso sempre nisso. No caso, trata-se de um grande amigo que desconfio estar tirando uma com a gente.

Zelador