Translate

terça-feira, 25 de abril de 2017

FESTA NO CÉU



A maior cantora do Século XX estaria completando hoje 100 anos. Ella Jane Fitzgerald, ou simplesmente Ella Fitzgerald. Tomou o barco em 15 de junho de 1966. Ficou conhecida com " First Lady of Song".

Considerada uma das intérpretes supremas do chamado Great American Songbook Songbook  teve uma carreira que durou 59 anos, venceu 14 prêmios Grammy e recebeu a Medalha Nacional das Artes do presidente americano Ronald Reagan bem como a Medalha Presidencial da Liberdade, do sucessor de Reagan, George H, W, Busch.

Em 1932 sua mãe morreu, vítima de um enfarte. O trauma provocou uma queda brutal no desempenho escolar da garota, que deixou de frequentar as aulas. A um certo ponto chegou a trabalhar como vigia num bordel, e numa casa de apostas do jogo de números filiada à máfia. Após se envolver em problemas com a polícia, acabou sendo presa e enviada a um reformatório, de onde eventualmente fugiu, passando a viver na rua, até ser internada no Asilo de Órfãos de Cor em Riverdale, no Bronx, Nova York.

Fez sua estreia como cantora aos 17 anos, em 21 de novembro de 1934, no Teatro Apollo, no Harlen. 

Tomou o barco em 1996, em Beverly Hills aos 79 anos. O material de arquivo da sua longa carreira está armazenado no Centro de Arquivos do Museu Nacional da Historia Americana do Smithsonian, enquanto seus arranjos musicais pessoais estão guardados na Biblioteca do Congresso. Sua extensa coleção de receitas foi doada à Biblioteca Schlesinger, da Universidade de Harwad, enquanto sua coleção de partituras está na Biblioteca Schoenberg, na UCLA.

Foi eleita em 2013 pelo site estadunidense Yahoo a maior cantora do século 20.

Viver é Perigoso 

3 comentários:

marcos disse...

Sobre Dona Sara, uma só sugestão: "OUÇA TUDO, DESDE QUANDO CROONER DA BANDA DE CHICK WEBb".

Sugestão do Tio Marcão: Songbook (02 cd'S) das canções de Cole Porter.
(Plagiando Lucio Rangel sobre Pixinguinha: de Cole Porter, não; do GRAAANDE COLE PORTER!!)
Primeiro lugar no meu hit parade (será que ainda vale dizer hit parade?).

Sons celestes para nossos pobres ouvidinhos terráqueos.
Sensação de que somos algum tipo de privilegiados de alguma confraria secreta - só nós podemos sentir aquilo. Salivação intensa, baba queixo abaixo, sorriso meio abobalhado, vontade de ficar de joelhos, etc.
Várias manifestações de comportamento que podem nos comprometer frente ao público passante e amigos. Não importa...Não deixe de ouvir!!!

Abraço sonoro

Edson Riera disse...

Marcos,

Maravilha.

Zelador

marcos disse...

Complemento enjoadinho:
Coincidência astral, assistindo, hoje, a sessão do The Voice americano da semana passada, ouvi, cantada por um dos candidatos, Sir Duke, do Stevie Wonder.
"...for there's Basie, Miller, Satchmo and the king of all, Sir Duke. And with a voice like Ella's ringing out, there's no way the Band can lose...you can fell it all over".
Oremos em graça seu Zé.