sábado, 18 de março de 2017

TOMOU O BARCO



Tomou o barco, hoje em St. Charles - EUA, Charles Edward Anderson Berry,ou simplesmente Chuck Berry, músico americano nascido em Saint Louis em 1926. Para muitos o inventor do inventor do rock and roll. Sem dúvida um dos melhores guitarristas do mundo.
Uma das presenças marcantes no Blog Viver é Perigoso,
Vida complicada:
Quando jovem, Berry passou três anos em um reformatório por tentativa de assalto.
Em 1959 levou uma india apache de 14 anos para trabalhar num clube noturno em St. Louis. Foi condenado a cinco anos de prisão. Foi solto em 1963.
Em 1966 ele gravou pelo selo Mercury Records uma compilação de todos os seus sucessos, utilizando técnicas mais modernas de gravação. A partir de então, Chuck Berry raramente voltaria a lançar músicas novas, preferindo capitalizar para si o sucesso que suas canções clássicas tinham junto ao público.
Como exemplo de sua influência profunda, podemos lembrar das bandas inglesas dos anos 60. The Beatles, Animals, Rolling Stones, entre outros, regravaram suas músicas.
Os Rolling Stones literalmente basearam seu estilo de tocar rock 'n' roll no dele. Quando Keith Richards premiou Berry no Hall da Fama, disse: "É difícil pra mim apresentar Chuck Berry, porque eu copiei todos os acordes que ele já tocou!"
Chuck Berry teve problemas legais novamente em 1979, quando foi considerado culpado de sonegação de impostos. Ele foi sentenciado a quatro meses de prisão e a cumprir 1.000 horas de trabalho comunitário fazendo shows beneficentes.
Chuck Berry teve seis de suas músicas incluidas na Lista das 500 melhores canções de sempre da Revista Rolling Stone, sendo "Johnny B. Goode" a sétima da lista.
Com relação à sua música mais famosa, "Johnny B. Goode", há, ainda, a curiosidade de ser um dos sons humanos levados pelas naves Voyager 1 e 2 para o espaço, caso haja contato com seres extraterrestres.
Ele esteve no Brasil em 2008 e 2009, se apresentando no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza.
"You Never Can Tell", também chamada de "C'est La Vie" foi composta por Chuck Berry na prisão e lançada em 1964.
Esteve no filme Pulp Fiction, do Quentin Tarantino.
Continuará sempre lembrado na Boa Vista, é claro, sempre que encontrarmos o seu sósia, o conhecido Neco da Bicicleta. 

Viver é Perigoso 



Nenhum comentário: