Translate

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

BANANA COMERCIAL


Deu no jornal que os presidentes da Associação Comercial, Carlos Eduardo e o George Kallas da CDL, foram pegos de calças curtas com a notícia da licitação que estaria sendo feita pela Prefeitura para implantação de uma nova Zona Azul.

Forum procurados anteriormente pelo Prefeito, nas vésperas das eleições, sobre a possibilidade das entidades da Rua Nova, tocarem o negócio adiante.

Entusiasmo geral. Estudos, reuniões, planos, projetos e sonhos.

Moçada nova, bem formada, excelentes pessoas, mas talvez ainda carente do traquejo político que só vem com o tempo.

Pois bem, como todos sabem, desta vez acertadamente, a Prefeitura seguiu os trâmites legais e estaria promovendo licitação para escolha do novo operador (ou seria explorador) do tão necessário estacionamento rotativo.

Como sempre vem acontecendo, o Executivo deve ter amanhecido de maus bofes e mandou todo o conversado com os comerciantes para a cucuia.

Talvez algum dos próceres do comércio tenha deixado, por distração, de apresentar um cumprimento, ou mesmo terem esquecidos de um convite para um jantar solene, e até ser pego em desrespeitosa (para eles) conversa em praça pública com algum dos conhecidos e citados pessimistas.

Deu no que deu.

Como a ACIEI afirma que, mesmo assim, está interessada e preparada para participar da licitação, conclui-se que o negócio é interessante.

Viver é Perigoso

9 comentários:

Remy de Andrade disse...

Caro Edson,

Sua postagem levou-me a pensar na postura do peixe que frente à isca artificial toda brilhante e colorida, fortemente desconfiado ( quase seguro) que é isca e não alimento, reluta se morde ou não.

Permita-me morder somente a parte que aprecio e que encontra-se , na minha visão, mais afastada da ponta do anzol.

Em ocasiões passadas , aonde tinha o alcance e a responsabilidade de mediar junto a administração pública ( a mesma atual) assuntos da entidade que representava ( ressalto o verbo no pretérito , fins evitar espaços em jornais ) , as abordagens eram rotineiramente as seguintes :

Momento 1 : Reunião cordial com grandes propósitos e ampla participação, ao fim da qual todos saiam satisfeitos e convencidos do êxito da aplicabilidade em breve de suas propostas.

Momento 2 : Amplo esforço e tempo dispendido pelas partes consultadas em unificação de propostas e formação de consenso.

Momento 3 : Retorno ao palácio com apresentação do consenso obtido.

Momento 4 : Grande silêncio e demora em ouvir a avaliação sobre as propostas.

Momento 5 : O Império contra-atacava : Vital deturpação do projeto consensado sem chances de contestação.

Julgo desnecessário listar os exemplos . Já o fiz com ampla divulgação por ocasião das eleições.

Vale no entanto as colocações acima para evidenciar que não há nada de novo no reino da Dinamarca . O que foi ainda é o que é e sem a devida afronta , o que será .

Sem choro, nem vela. Totalmente previsível e coerente .

Grande abraço,

JORNALOSULDEMINAS disse...

A implantação do sistema rotativo de estacionamento é necessária. Porém deverá ser bem feito, o que não é característica desta (trágica) gestão municipal. A nebulosa tentativa anterior, com os predicados negativos que todos conhecemos, é um exemplo lapidar do que se pode esperar. Temos tempo para ver o que ocorrerá. Talvez a CONTEMPO (empresa que foi "achada" para administrar o modelo anterior; onde será que está?) pudesse esclarecer muita coisa. Talvez já tenha esclarecido e não sabemos. Mesmo sem o mínimo crédito deste governo, torço para que dê certo. Certo para o povo, para os usuários e para que a cidade tenha um, pelo menos um, serviço que funcione bem e que seja duradouro.
Se a ACIEI for participar desta empreitada, espero que seja muito bem analisada esta opção.

Edson Riera disse...

Remy,

Imagino imperdível as reuniões para tratar do balanco final dos projetos. De um lado o pessoal rachando de rir. Do outro, considerando o assunto encerrado e não se fala mais nisso. Tudo, até a próxima pegadinha.
Já participei ativamente, com muita honra, das duas entidades. Continuo com grandes amizades principalmente junto a velha guarda.
Admiro os jovens que têm que entender que amabilidades com a atual Administração não produz resultados.

É a vida...

Abraço,

Edson

Edson Riera disse...

Jornal O Sul de Minas,

A Zona Azul anterior foi um fiasco. História estranha da qual conhecemos algumas linhas. Melhor deixar para lá e pensar que, desta vez com licitação (não sei se a empresa anterior estaria impedida de participar mesmo com outro nome) e projeto simples esquecendo a tal de zona verde, a coisa dará certo.
Torço que sim, pois a estado atual está prejudicando e muito os cidadãos e lógico, o comércio.

Zelador

Remy de Andrade disse...

Edson,

Sabe a conclusão obtida a respeito da aparente participação da comunidade organizada nas ações da atual administração ?

Servem apenas como forte aval na fase de implantação e escudo quando sob uma saraivada de críticas. Se eventualmente der certo, nem pense em dividir os méritos, Serão todos filhos e propriedades de um único pai.

Se houvesse seriedade nas considerações da comunidade organizada, jamais o apoio
financeiro a INCIT, por exemplo, teria sido retirado.

Você está correto. Há risos de deboche no palácio.

Um abraço,





Edson Riera disse...

Remy,

Quem seria a tal sociedade organizada ? Será que nós fazemos parte da sociedade desorganizada?
A cidade, desde quando acompanho, só teve voz crítica quando a atual situação estava na oposição.
As tais lideranças, na área comercial, na saúde, na industria, nas universidades, teriam interesse em pelo menos participar de discussões sobre o melhor para a comunidade ? Claro que não. Não possuem poder de fogo próprio e se acostumaram a ver o panorama de cima da ponte. Ficam indignados com os desmandos federais e se esforçam para acreditar que tudo vai bem debaixo de seus olhos. Prá que mais ? Temos teatro, temos parque, temos fontes, temos Ubatuba, temos nossos investimentos em imóveis, os filhos por perto, planos de saúde em São Paulo. Chatos, perturbados, invejosos, depressivos, pessimistas, são o Edson, o Remy.
Pior que parece que não irão entender nunca. Assustarão com as mudanças que acontecerão.
Abraço,

Edson

Remy de Andrade disse...

Edson,

O seu problema é um só : Os olhos abertos no tempo presente.
Não se refastela no passado ( exceto quando o assunto é a Boa vista) , tampouco
faz sonhos para um futuro que sabe que não virá, se não nos modificarmos no tempo presente.

Carlos Drummond de Andrade , já havia diagnosticado esta doença, que seguramente
passa muito longe da depressão ou do olhar pessimista sobre a vida . Trata-se de inconformismo em louvar um mundo caduco . Veja abaixo :


Mãos Dadas

Carlos Drummond de Andrade

Não serei o poeta de um mundo caduco
Também não cantarei o mundo futuro
Estou preso à vida e olho meus companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças
Entre eles, considero a enorme realidade
O presente é tão grande, não nos afastemos
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história
Não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela
Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida
Não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins

O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes
A vida presente


Grande abraço,

Edson Riera disse...

Edson,

Ninguém alçado a liderança pode permitir-se assistir ao correr do rio , posicionado sobre a ponte de braços cruzados. Isto é omissão.

Da mesma forma , não há interesses estanques . Quem cuida de uma universidade, empresa, entidade , está sob a ação de fatores externos que interferem em seus negócios e assistir de braços cruzados é entregar a sorte seus próprios interesses .

Obviamente , cada sociedade organizada têm sua finalidade claramente definida, o que, no entanto, não a deveria eximir de posicionar-se e contribuir com a comunidade .

Edson, o rótulo de otimista / pessimista está relacionado a frequência dos assuntos abordados. Sem desejar interferir na competência de seu staff , sugiro aumentar a frequência da coluna “ pra não dizer que não falei das flores” e deixo-lhe alguns temas como pauta futura :

Os encantos da serra da Mantiqueira ,
Como era lindo meu Sapucaí ,
Domingo no parque ,
A fonte dos suspiros,
Eu e ela, no teatro municipal.

Abraços,

Edson Riera disse...

Remy,

Boa recomendação. Do parque e do teatro ainda não falarei pois não os conheço.
NO fui oficialmente considerado persona-non- grata. Irei na próxima administração, caso ainda esteja aqui. No parque, irei quando reconhecerem publicamente a forte participação dos iniciadores do projeto e tenha conhecimento de todo o processo de doação para exploração por terceiros e qual a participação das máquinas e funcionários municipais na obra,
Simples. Tenho a devida convicção que a minha ausência nos locais têm preenchido lacunas.

Abraço

Edson