terça-feira, 18 de outubro de 2016

A VÍTIMA

Viver é Perigoso

LEI DA TRANSPARÊNCIA


Lei de transparência na Suécia completa 250 anos. Graças a ela, os cidadãos podem acessar qualquer informação dos políticos.

O que acontece quando um cidadão sueco quiser acessar todo o conteúdo da conta de e-mail oficial de qualquer funcionário público ou a informação contida em seu celular corporativo, seja de um diplomata ou do primeiro-ministro? 
O funcionário não só é obrigado a revelar os dados, como também a deixar qualquer outra tarefa para atender às rigorosas exigências das leis de transparência do país nórdico. “Não há nenhuma desculpa”

A Suécia está há anos situada entre os países menos corruptos do mundo na lista da ONG Transparência Internacional, e nem seus cidadãos nem seus políticos cogitam qualquer mudança na legislação. 

Jonas Nordin, historiador da Biblioteca Nacional da Suécia, relata que essa lei surgiu no século XVIII, durante a “chamada era da liberdade, quando, durante duas gerações, a Suécia foi governada pelo Parlamento. 

"Rapidamente os suecos perceberam que precisariam de um marco para a discussão livre, e também queriam saber o que ocorria na Administração e no Parlamento. O impacto dessa norma ao longo da história sueca foi tremendo. É uma lei fundamental como jornalista, mas sobretudo como cidadão. Somos tão corruptos quanto qualquer outro país. A diferença é que aqui há muito mais chances de você ser apanhado. O simples fato de ser possível exigir uma transparência total nos torna melhores como sociedade.
A transparência total provoca problemas, sem dúvida, e de fato todo o complexo sistema de autorregulação da imprensa sueca se baseia no seguinte conceito: o que se pode publicar é muito mais amplo do que o que se deve publicar.  

Guillermo Altares (resumido) - El País

MOÇA BONITA

Scarlet

Viver é Perigoso

NOVENTA ! C´EST LA VIE CHUCK



Na Boa Vista, é claro, temos um sósia do Chuck Berry, só que muito mais encrenqueiro. Quem não conhece o Neca da Bicicleta ?

Pioneiro e lenda do rock, Charles Edward Anderson Berry, simplesmente Chuck Berry, nasceu em Saint Louis em 18 de outubro de 1926.

"Chuck Berry surpreendeu o mundo ao anunciar um novo álbum no dia em que completa 90 anos de idade, nesta terça-feira, 18. A celebração do aniversário veio com a notícia de que o novo disco do guitarrista, chamado apenas de Chuck, chegará às lojas em 2017 por meio da gravadora Dualtone Records. 

Trata-se do primeiro álbum de Berry desde o lançamento de Rock It, que saiu em 1979. Ou seja, o material inédito criado, gravado e produzido pelo guitarrista, será o primeiro lançado por ele em 39 anos quando estiver disponível nas prateleiras." (Folha)

Viver é Perigoso

PARA INGLÊS VER


Conversa acontecida ontem na Massas Meazzini, na Boa Vista, é claro:

Camarada, tenho um bom amigo e você sabe quem é, membro destacado da "tropa de choque" do Prefeito Municipal. Foi um dos exonerados na trapalhada administrativa acontecida pós-eleição.

Externei-lhe minha chateação com a sua demissão. Ele deu uma sonora gargalhada e adiantou: 

- Não se preocupe. Na realidade, saímos mas não saímos. Recebemos salários, férias, 13º  e aviso prévio e aproveitaremos esse resto de ano para recarregar as baterias. Em janeiro estaremos firmes e fortes na PMI, dando sequência na luta. A meta agora é Belo Horizonte.
Aliás, você já viu algum dos "exonerados" triste e lamentando ?

Faz sentido.

Viver é Perigoso  

JOGANDO EM CASA


Fluminense quer realizar um novo contra o Flamengo  para o campo onde é imbatível: Tapetão.

Clarin da Boa Vista