quarta-feira, 28 de setembro de 2016

JUÍZO MOÇADA !

O Santiago, do "O Sul de Minas" não pode ser acusado pela surpresa da operação da Polícia Civil de Minas Gerais na Prefeitura Municipal de Itajubá.
Coisa antiga. 
Os jornais da cidade, exceto o Itajubá Notícias, vêm há séculos, semanalmente, questionando a ausência de transparência do Executivo local.
Um ranking oficial concedeu nota mínima para a transparência da atual Administração. Todos tomaram conhecimento.
A Administração jamais esclareceu o que quer que seja. Imagino que até teriam condições de esclarecer todo o noticiário. Seria o normal.
Mas o espirito autoritário remanescente, de uma época não vivida pelos atuais administradores,  prevaleceu.
Às favas com satisfações.
Bom, a Câmara Municipal poderia buscar e divulgar possíveis esclarecimentos. Nunca jamais. Pecado mortal não cometido.
Aplaudimos as denúncias diárias feitas pelos jornais, revistas e internet, apontando políticos federais, empresários e até artistas. Pessoas entram em transe com as operações costumeiras da Polícia Federal.
Em Itajubá não pode ? Uma nota oficial da Prefeitura deveria ser publicada na própria quinta-feira passada informando sobre a investigação das autoridades. Simples.
Não ! Certamente buscaram apoio junto aos deputados e autoridades conhecidas. Todos ressabiados com o momento, possivelmente, se calaram.
Pior de tudo: Fico sabendo agora que, através de liminar, tentaram impedir a entrevista marcada pelo Polícia Civil de Minas Gerais. Ainda bem que não foi concedida. Poderia parecer que estariam amedrontados com a investigação. 
Concordo com a existência de um viés político/eleitoral na entrevista concedida e programada (ainda não li ou assisti) que aconteceu no Hotel Embaixador, na terrinha. Perfeitamente dispensável.
Apoio integralmente todas as investigações que estão acontecendo e que vierem acontecer no setor público da País.
Podemos criticar o jeito como as coisas foram feitas, mas não os esclarecimentos buscados.
Mais uma vez: Itajubá faz parte do Brasil.  

Juízo Moçada !

Viver é Perigoso

VENTOS DE GUERRA


Escrevo de longe da terrinha. Ontem à noite, ainda no histórico e abençoado solo da Boa Vista, é claro, tomei conhecimento via internet, de ação promovida pela Polícia Civil de Minas Gerais, acontecida nas últimas quinta e sexta-feira, junto ao Centro Administrativo da Prefeitura Municipal. 
Buscavam informações e documentos sobre diversas denúncias recebidas. Denúncias por demais conhecidas de todos os itajubenses, uma vez que vêm sendo publicadas por parte da imprensa local.
O de sempre:
Área do aeroporto em construção, implantação da zona azul, obras da praça central, etc e etc.
Que iria acontecer uma investigação nos assuntos mencionados todos sabiam. Denúncias estão em andamento no Ministério Público.
Que iria acontecer nas vésperas da eleição, na qual o Prefeito busca reeleição, ninguém imaginava. 
Mas é fácil deduzir. 
O PT nacional, no mesmo período pré-eleitoral, sofreu um forte baque com a prisão de seus dirigentes, os ex-ministros, Mantega e Palocci. Alegam, principalmente, o Sr. Lula, que as operações da Polícia Federal e Ministério Público, deveriam ser chamadas de "Operação Boca de Urna".
Todos sabemos que o governo de Minas é petista, tendo na vice governança um peemedebista. São parceiros de longa data. Talvez tenham se afastado um pouco face aos últimos acontecimentos nacionais, principalmente devido ao impeachment da Dilma Rousseff.
Na terrinha o partido Rede, do candidato oposicionista Dr. Ricardo Mello, está coligado ao PT, dos Deputados Ulysses Gomes e Odair Cunha.
Tudo acontecido dentro do script dessa famigerada política que toma conta do País.
Os coordenadores da campanha Rodrigo Riera, experientes e praticantes desses expedientes "surpresas" no passado, imagino, que levaram um supetão, o que deixou claro com a publicação de um vídeo com o candidato, quase às lágrimas, acusando os "inimigos" de mentiras e outros mal-feitos.
Poderá influenciar no resultado das eleições ? Muito difícil de acontecer.
O preocupante para os detentores do poder é que as investigações continuam, o que certamente, provocará muitas dores de cabeça em futuro próximo.
Em tempo, conversei telefonicamente ontem a noite com um amigo, que confirmou e antecipou toda a movimentação acontecida.
Lamento por Itajubá e mais, por falta de avisos não foi. O "Cuidado Moçada" tem estado sempre presente no "Viver é Perigoso".
O Brasil está mudando.

Viver é Perigoso

SÓ O VENTO SABE A RESPOSTA


"The answer, my friend, is blowin' in the wind. The answer is blowin' in the wind."

Bob Dylan

Quantas estradas um homem precisará andar
Antes que possam chamá-lo de homem?
Quantos mares uma pomba branca precisará sobrevoar
Antes que ela possa dormir na areia?
Sim, e quantas balas de canhão precisarão voar
Até serem para sempre banidas?
A resposta, meu amigo, está soprando ao vento
A resposta está soprando ao vento
Sim, e quantos anos uma montanha pode existir
Antes que ela seja dissolvida pelo mar?
Sim, e quantos anos algumas pessoas podem existir
Até que sejam permitidas a serem livres?
Sim, e quantas vezes um homem pode virar sua cabeça
E fingir que ele simplesmente não vê?
A resposta, meu amigo, está soprando ao vento
A resposta está soprando ao vento
Sim, e quantas vezes um homem precisará olhar para cima
Antes que ele possa ver o céu?
Sim, e quantas orelhas um homem precisará ter
Antes que ele possa ouvir as pessoas chorar?
Sim, e quantas mortes ele causará até saber
Que pessoas demais morreram
A resposta, meu amigo, está soprando ao vento
A resposta está soprando ao vento?
Dylan

Viver é Perigoso

O MELHOR ATAQUE


Diz um provérbio português, que a melhor defesa é o ataque. Talvez.
Tem time que treinado e acostumado a jogar no ataque. Para os mais velhos, no caso, bem mais velhos ainda, a melhor lembrança vem da avassaladora seleção de futebol da Hungria. Mais precisamente, do período de 1950 a 1954. Invicta por 32 jogos.
Uma máquina de atacar.
Puskas, Czibor, Kocsis, Hidegkuti, Bozsik, Grosics, Palotás. Magia pura( sem trocadilho com magiar). 
Campeã olímpica em 1952 (Helsinque). A primeira seleção a derrotar a Inglaterra em Wembley e os Russos em Moscou.
Na Copa do Mundo de 1954, sempre no ataque, goleou a Coréia do Sul por 9x0. Venceu em seguida a Alemanha por 8x3, o Brasil por 4x2 e o Uruguai também por 4x2.
E sempre no ataque.
Chegou a final numa disputa com a mesma Alemanha. Perdeu o jogo e o título por 3x2, jogando no ataque.
A vida  se repete.
Grupos políticos passam a vida toda atuando no ataque e aplicando espantosas goleadas nos adversários. Um dia são obrigadas a deixar o ataque e jogar na defesa.
Estranham, não sabem e se espantam.
É a vida.

Viver é Perigoso 

ALEGRIA, ALEGRIA !

Viver é Perigoso

ERRAMOS !


Registrando por questão de justiça: 
No final de semana conversei com uma médica formada pela Faculdade de Medicina de Itajubá, classificada na número 206 no ranking de 211 no País, pelo do RUF da Folha de São Paulo. 
A Doutora é Professora da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, número 1 do citado ranking.
É a vida. 

Viver é Perigoso

O ARROGANTE (POLÍTICO)

O arrogante se encontra ancorado em uma cerração mental (portanto, terá menos possibilidades de buscar novas técnicas e conhecimentos, e como pensa que já sabe tudo, deixa de seguir crescendo.
Imagina que as pessoas lhe podem agregar muito pouco. Isso o impede de estabelecer conexões que lhe serão necessárias mais adiante na vida.
Crê que sempre tem razão. Isso conduz a falsas suposições, e o torna mais propenso a cometer erros. Uma segunda opinião sobre algo não nos faz menos capaz; ao contrário, demonstra valorizar o trabalho em equipe e mostra humildade, qualidades que muita gente valoriza e busca.
Ninguém gosta de estar por perto de um vaidoso e arrogante, a menos que pretendam algo dele. Chegará o dia em que o arrogante dará conta que está sozinho e as únicas inteirações sociais que poderá conservar são as utilitaristas, unicamente se quedarão ao seu redor aqueles que pretendam utilizá-lo. 
O arrogante, frequentemente, esconde paradoxalmente, uma falta de confiança, uma falta de conhecimento e muita insegurança. Nesse afã para esconde-los, a arrogância pode levar a ações pouco éticas. Os arrogantes pensam que são infalíveis, e entram num beco sem saída.
Isto significa que no dia que uma pessoa arrogante falha, o que terminará ocorrendo, fará o necessário para encobrir esse fracasso. Muitas vezes, essas pessoas recorrem a medidas extremas para assegurar que sua culpa não se descubra, incluindo aí, atos pouco éticos.
Mônica Esgueva 

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS



Viver é Perigoso

SOB A LUZ DE VELAS


"É preciso tomar muito cuidado com a prudência para que ela não acabe se transformando em covardia."

Ulysses Guimarães

Viver é Perigoso